Os ensaios mecânicos são métodos utilizados para medir uma série de fatores com o objetivo de entender o comportamento do material com que se trabalha. Isso é feito por meio da análise de suas propriedades mecânicas em várias condições de uso.
A dureza Brinell (HB) é a relação entre a carga aplicada e a área da calota esférica impressa no material ensaiado. ... Porém, o ensaio de dureza Brinell é um pouco limitado devido ao uso da esfera, que se for de aço temperado só consegue medir durezas até 500 HB, já que durezas maiores danificam a esfera.
A dureza Brinell ou HB (Hardness Brinell) é definida como o quociente, medido em Kgf/mm2, entre a carga aplicada e a superfície da calota esférica ou mossa deixada no material. A área da calota esférica é dada pela fórmula: π. D.p, onde p é a profundidade da calota.
· A carga será determinada de tal modo que o diâmetro de impressão d se situe no intervalo de 0,25 a 0,5 do diâmetro da esfera D. A impressão será considerada ideal se o valor de d ficar na média entre os dois valores anteriores, ou seja, 0,375 mm. é igual a uma constante chamada fator de carga.
Em comparação com outros métodos de medição de dureza, o teste de dureza Brinell provoca uma endentação mais larga e mais profunda com sua esfera, com isso sua medição aborda uma proporção maior do material medido, resultando em uma medição mais precisa, tendo em conta possíveis estruturas policristalinas e ...
Vantagens e desvantagens da dureza Vickers O teste é aplicável a uma grande gama de materiais, dos mais moles aos mais duros, com ampla faixa de ajuste de cargas. A única desvantagem do teste é a máquina de medição, que é de maior porte e mais cara que as correspondentes para os teste Brinell e Rockwell.