Uma laranja de tamanho médio pode fornecer mais de três quartos da sua vitamina C diária, além de muitos outros nutrientes e antioxidantes importantes. A maioria dos diabéticos tipo 2 pode incorporar com segurança pequenas porções de laranjas frescas, mas não suco de laranja, em sua dieta.
“Para o paciente com diabetes, os melhores adoçantes são os não calóricos: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia“, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos.
Prefira Adoçantes Naturais, Eles São mais Saudáveis
Stevia: Stevia é um adoçante natural composto por glicosídeo de esteviol, não possui calorias e adoça 300 vezes mais que o açúcar comum. Pode ser facilmente encontrado em mercados e lojas de produtos naturais em gotas ou pó. Esse tipo de adoçante auxilia no emagrecimento e ajuda no controle da diabetes.
Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.
Nutricionista recomenda adoçantes naturais, como stévia, sorbitol e manitol, além de sucralose. Na prateleira do mercado, a lista de tipos de adoçante é grande: acessulfame K, aspartame, ciclamato de sódio, esteviosídeo/stévia, frutose, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol.
Alguns adoçantes são piores para sua saúde do que o açúcar em si. Se precisar usar um adoçante opte por estévia ou Luo Han Guo (adoçante usado na medicina tradicional chinesa, extraído da fruta do monje). Piores adoçantes: aspartame, frutose, agave, acesulfame de potássio, alitame, ciclamato, sucralose.
A partir daí, os adoçantes passam a ser uma opção, mas eles também não são inofensivos. Quando buscamos reduzir ou eliminar o consumo de açúcar, muitas vezes o adoçante é visto como substituto. Mas, eles também podem nos afastar de uma dieta saudável e não são a melhor opção para quem quer perder peso.
Para simplificar, o melhor é seguir as orientações de Denise: o limite diário é de seis sachês do adoçante em pó, 10 gotas do líquido e uma lata de refrigerante dietético por dia.