Atividades físicas para idosos: as mais indicadas
Atividade física para idosos: conheça as 6 mais indicadas
2 Por que as pessoas têm tanta dificuldade em iniciar uma atividade física? RA – Alguns fatores decorrentes da própria idade colaboram para essa dificuldade, a exemplo do declínio funcional e das questões emocionais e sociais.
Para os idosos que estiverem em boa condição física, recomenda-se aumentar o tempo dedicado à atividade física para 300 minutos por semana, no caso de atividades de intensidade moderada, ou 150 minutos semanais para atividades de alta intensidade.
A OMS recomenda agora que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver contraindicação.
Escadas – subir e descer escadas também melhora a força muscular, assim como colocar e retirar objetos de uma prateleira e carregar sacolas, desde que elas não estejam muito pesadas. Estes exercícios são ótimos aliados para manter o equilíbrio na terceira idade.
Para benefícios adicionais à saúde, os adultos devem aumentar sua atividade física aeróbica de intensidade moderada para 300 minutos por semana, ou praticar 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa por semana, ou uma combinação equivalente de atividade de intensidade moderada e vigorosa.
É sempre melhor começar devagar. O ideal para quem está iniciando a prática de atividades físicas é dedicar-se duas vezes por semana, durante 40 minutos a uma hora. "Não adianta começar de uma vez, pegando cargas pesadas e abusando nos exercícios aeróbicos.
Quais atividades físicas são indicadas para cada faixa etária
Essa atividade pode ser correr, caminhar, nadar, ou mesmo praticar jogos como vôlei, basquete, futebol, que são atividades em grupo. Todas elas são importantes para o bem-estar físico e mental, além do social. A juventude é uma fase na qual a pessoa tem muita disposição e energia.
De 20 a 29 anos
A natação é considerada a atividade física mais completa entre os médicos.
7 Tipos de atividade física para seu projeto verão
Descubra as cinco atividades físicas que todos podem e devem fazer
Você pode optar por atividades simples, como corrida, bike, caminhada, natação, subir e descer escadas. Os exercícios aeróbios são os mais indicados pelos médicos. Essa prática regular promove uma maior resistência do coração e reduz a pressão arterial e os riscos de doenças cardíacas.
O exercício físico pode ajudar a prevenir patologias crônicas como doenças cardíacas e doenças vasculares, já que fortalece o músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea, reduz os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL).
A prática regular de atividade física garante o aumento da oxigenação do cérebro, assim como exercícios mais complexos e direcionados geram novas conexões neurais, melhoram as funções cerebrais. Esse fator, aliado a outras mudanças no corpo, ajuda a evitar graves doenças neurológicas.