Trata-se de um beijo sagrado, um dos atos praticados nas reuniões litúrgicas da Igreja primitiva. Ainda hoje, inclusive, o beijo na boca é típico de muitas culturas, sem que tenha um significado sexual específico.
6 coisas que você nunca deve fazer em um beijo de língua
6. Promove bem-estar. A liberação dos neurotransmissores chamados de endorfinas, que acontece durante o beijo, promove uma prazerosa sensação de bem-estar.
8 - Quando se beija alguém, os resíduos de saliva alheia permanecem na nossa boca durante três dias...
Quando beijamos são liberados pelo menos quatro neurotransmissores: a dopamina, que nos faz sentir prazer e bem-estar; a serotonina, com a qual sentimos excitação e otimismo; a epinefrina, que aumenta a frequência cardíaca, o tônus muscular e o suor (bate coração!); e a oxitocina, que gera afeto e confiança.
A troca de saliva também é benéfica porque transmite patógenos - bactérias que podem causar doenças -, o que estimula a produção de anticorpos no bebê e fortalece o sistema imunológico dele.
De acordo com estudo realizado por duas pesquisadoras da Universidade de Londres, o cérebro tem dificuldade para processar outros sentidos enquanto se concentra no estímulo visual. Dessa forma, as pessoas fecham os olhos para permitirem ao cérebro sentir melhor os toques dos lábios.
“Beijamos porque é prazeroso, sacia a vontade de possuir o outro e estabelece a intenção sensual, anúncio da disposição à atividade sexual,” diz o psicoterapeuta inglês Adam Phillips, do Centro de Aconselhamento Familiar, em Londres, e autor de Beijos, Cócegas e Tédio – O Inexplicável da Vida à Luz da Psicanálise.