O nivelamento destes pontos, porém, não termina com a determinação do desnível entre eles mas, inclui também, o transporte da cota ou altitude de um ponto conhecido (RN – Referência de Nível) para os pontos nivelados.
A operação consiste em aplainar o terreno até que ele fique totalmente apto a receber as intervenções civis e arquitetônicas do projeto. De acordo com o tipo de terreno, o nivelamento pode ser mais ou menos trabalhoso. Os lotes acidentados e com grandes desníveis, por exemplo, vão demandar tarefas de maior intensidade.
Para realizar a terraplanagem ou nivelamento de terreno, o mais comum é fixar estacas na linha de pedreiro – que fica centímetros acima do chão e deve ser previamente ajustada –, a fim de indicar o local que será depositada ou retirada a terra.
Para corrigir quaisquer desníveis é necessário utilizar uma lixadeira ou esmeril para concreto para ajustar o piso. Em seguida, localizar possíveis buracos ou sobressaltos no terreno para depois aplicar a argamassa, que tem como objetivo nivelar o piso.
5 Primeiros passos para fazer um bom cálculo de muro de arrimo