Os seres representantes do reino Fungi são de grande importância para a economia, uma vez que mediante seus processos naturais são produzidas muitas substâncias úteis ao nosso cotidiano.
A importância econômica do reino protista é a produção de medicamentos e a alimentação. ... As algas pertencem ao Reino Protista e mutas delas são utilizadas na alimentação do ser humano, porque apresentam alto teor de vitaminas, proteínas e sais minerais. Alguns organismos desse reino são usados como remédios naturais.
Economicamente falando, as plantas são importantes na produção de alimentos de origem animal e vegetal, além de matéria-prima para diversos objetos, como moveis, computadores, roupas, entre outros, também é possível falar da venda de plantas ornamentais.
Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. ... Os fungos saprófagos são responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica, propiciando a reciclagem de nutrientes. Juntamente com as bactérias saprófagas, eles compõem o grupos dos organismos decompositores, de grande importância ecológica.
Os fungos tem papel fundamental no ciclo ecológico, pois atuam como decompositores da matéria orgânica. Ao atuar neste sentido, favorecem o processo de equilíbrio natural, já que garantem a manutenção dos ciclos de vida que colaboram para a recuperação dos nutrientes investidos nos organismos mortos.
Os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, com cadáveres e resíduos de seres vivos. Presentes em rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, papelão, parede, sapatos e roupas, os fungos desempenham um papel importante na economia. ...
Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza. Como já vimos, os decompositores são fundamentais na manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas: eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição.
Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.
Os fungos são importantes organismos que produzem diversas substâncias importante para as indústrias farmacêuticas e alimentícias, como a penicilina, um importante antibiótico capaz de matar bactérias.
Os fungos são utilizados pela indústria farmacêutica na fabricação de medicamentos, principalmente antibióticos. Estas substâncias bactericidas foram descobertas na década de 1920, por Flemming.
Com relação à indústria alimentícia, muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana, como é o caso dos cogumelos ( champignon e shitake). Além disso, podem ser utilizados na fabricação de alimentos, como o queijo e o pão, e de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.
Resposta: Alguns fungos produzem compostos capazes de matar bactérias (substâncias bactericidas). A partir destas substâncias são fabricados antibióticos, como a penicilina, utilizada no combate a doenças infecciosas causadas por bactérias do gênero Streptococcus.
as atividades dos fungos são: podem causar doenças chamadas micoses. desempenham papel fermentativo. produção autotrófica de substâncias orgânicas para consumo de outros seres.
Vinhos, queijos, pão francês e bolos necessitam dos micro-organismos. Um bom vinho, um prato elaborado e um queijo saboroso: em comum, todos eles possuem fungos.
As leveduras e em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de pão, cerveja, vinho, aguardente assim como a grande maioria das bebidas alcoólicas. Certas bactérias, como as bactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute, salame, kimchi entre outras.
Os organismos anaeróbios realizam a fermentação na ausência de oxigênio. Com a fermentação é possível obter alguns produtos, como pães, iogurtes, vinhos etc. A fermentação é um processo no qual ocorre a quebra da glicose sem nenhum consumo de oxigênio.
Estes dois tipos de micro-organismos se mostraram fundamentais para a existência de dezenas de alimentos muito importantes ou simplesmente deliciosos: iogurtes, vinho, picles, azeite, vinagre, salame, presunto.
A biomassa, fezes e excretas (matéria orgânica) desses seres servem de alimento aos fungos e bactérias, de onde eles obtêm nutrientes e energia. Os seres decompositores e detritívoros alimentam-se da matéria orgânica.
Nutrição. Os fungos se alimentam através da absorção de nutrientes presentes no solo, sendo chamados de heterotróficos. A alimentação ocorre através da liberação de enzimas digestivas pelo fungo no solo. ... Como os processos digestivos ocorrem fora do organismo, a digestão é conhecida como digestão extracorpórea.
Micose é o nome genérico que caracteriza várias doenças causadas por fungos. Os fungos causadores de doenças buscam lugares quentes e úmidos do corpo humano para se abrigarem. Geralmente, os fungos se instalam na pele, couro cabeludo e unhas. As micoses são tratadas com antimicóticos ou antifúngicos.
Resposta. As doenças são: micose nas unhas, histoplasmose, candidíase, pitiríase versicolor, tínea da virilha e da cabeça e no corpo.
Veja, a seguir, a lista de algumas doenças causada por vírus em humanos:
Entre as principais doenças causadas por vírus estão: gripes e resfriados, hepatites, HIV, dengue, rubéola, varíola, etc. As principais doenças causadas por bactérias são: tuberculose, coqueluche, tétano, sífilis, cólera, pneumonia, dentre outras.
As doenças causadas por vírus são chamadas de viroses. Confira alguns exemplos a seguir. Note que, os vírus podem infectar tanto as células dos animais, fungos, vegetais (eucarióticas), quanto das bactérias (procarióticas) e, nesse caso, são chamados de bacteriófagos. Leia também sobre as Doenças Causadas por Vírus.