Resposta. Entre os povos da antiguidade, em matéria de educação, os gregos são os que mais se sobre saem, e na Grécia Antiga que surgem as primeiras teorias educacionais. A compreensão de cultura e do lugar ocupado pelo individuo na sociedade reflete-se no ensino e nas próprias teorias.
1.
“A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. ... Em outras palavras estudamos o passado para entender o presente e o passado em si mesmo, pois podemos compará-los, mas não julgá-los.
A importância do estudo da educação para a licenciatura é o fato de que as pessoas que se submetem a licenciatura irão ser futuros profissionais da educação. Para ser um bom profissional é interessante que se entenda na teoria os processos educacionais e os fundamente na prática.
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. ... Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
A necessidade de se estudar a historia da educação física/esportes nos cursos de graduação é determinado através da compreensão de formação profissional. A historia do curso de formação veio para discutir os aspectos históricos da educação física e dos esportes. ...
A organização do sistema educacional iniciada em 1942 é assegurada com a publicação das leis orgânicas do ensino primário (Decreto-Lei nº 8.
O estudo da História da Educação é importante devido o seu potencial formativo, autor reflexivo e cognitivo. Ou seja, o estudo da história da educação tem a capacidade de fazer com que os alunos raciocinem de forma a compreender o porquê de se estudar determinada matérias e temas.
Quando um historiador se debruça sobre a História, qual o conceito que se torna fundamental para compreender os momentos vitais do processo histórico? 03. ... (3) A chamada História Nova recusa-se a admitir a História como ciência do passado e a “reduzir o presente a um passado incoativo”.
Resposta. O trabalho do historiador é bastante instigante, pois lida com temas e assuntos relacionados a acontecimentos que, em sua grande maioria, ocorreram muito tempo antes do nascimento dele e sua função é interpretar acontecimentos históricos.
Por isso, pode- se dizer que a História é a ciência que estuda o passado e também o presente, bem como a relação entre um e outro. O historiador não sabe exatamente o que aconteceu no passado. Por isso, ele precisa reunir o maior número possível de informações que irão ajudá-lo a reconstituir os fatos.
A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. ... Ou seja, a história estuda o tempo passado e também o presente. Por isso, pode-se dizer que dizer que a história é o estudo dos seres humanos no tempo e no espaço.
O Historiador e o Tempo Em linhas gerais, História é a ciência que estuda as ações dos seres humanos no tempo e no espaço. Os historiadores estudam o passado das pessoas, dos povos e nações, buscando entender melhor o momento presente. Em História, o estudo do passado é feito a partir de um olhar do presente.
O objetivo da história é entender o processo pelo qual os seres humanos passaram até chegar ao estágio atual de suas vidas. A história não é capaz de ajudar a transformá-la, mas através da análise dos processos históricos anteriores, é possível evitar alguns acontecimentos, melhorando assim a situação.