O Processo Revolucionário em Curso (PREC), também conhecido como Período Revolucionário em Curso, designa, em sentido lato, o período de actividades revolucionárias, marcante na História de Portugal, decorrido durante a Revolução dos Cravos, iniciada com o golpe militar de 25 de Abril de 1974 e concluída com a ...
O governo de Lênin propôs diversas rupturas uma delas no que se relacionou a saída da Rússia da guerra , além do confiscamento das terras da família real , dos nobres e da igreja ortodoxa de modo que estas foram distribuídas para os camponeses .
As características principais do governo de Lênin foram a organização da burocracia soviética, a Nova Política Econômica e o aumento da autonomia das diferentes nações que compunham a Rússia.
Vladimir Ilyich Ulianov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin ou Lenine (Simbirsk, 22 de abril de 1870 – Gorki, 21 de janeiro de 1924), foi um revolucionário comunista, político e teórico político russo que serviu como chefe de governo da Rússia Soviética de 1917 a 1924 e da União Soviética de 1922 até sua morte.
Em abril de 1917, Lenin encaminhou aos bolcheviques as teses, ou propostas, que retirariam a Rússia da guerra e dissolveria o Governo Provisório. Em outubro de 1917, Lenin e Trotsky comandaram a Revolução Bolchevique, que depois passou a ser denominada de Revolução de Outubro.
Trotsky apoiava em defender o marxismo, combatendo a burocracia no Estado Operário que se fortaleceu com a ascensão de Stalin ao poder em 1924 na União Soviética. ... Começa assim, o regime de partido único, característico dos governos totalitários (ver: repressão política na União Soviética).
Nos primeiros tempos da União Soviética, Trótski desempenhou um importante papel político, primeiro como Comissário do Povo (Ministro) para os Negócios Estrangeiros; posteriormente, como organizador e comandante do Exército Vermelho e fundador e membro do Politburo do PCUS, fundado em 1917 para gerenciar a Revolução ...
Resposta: Trotsky aprovava que a revolução socialista deveria ser apresentada para outros povos como forma de garantir a sobrevivencia do socialismo na União Soviética. Stalin confiava que a revolução deveria ser primeiro permanente do país de origem. Trotsky também desaprovava a burogratização do Estado.
Trotski apoiava que a revolução socialista deveria ser difundida para outros países como forma de garantir a sobrevivência do socialismo na União Soviética. Já Stalin acreditava que a revolução deveria ser consolidada primeiro no próprio país.
Resposta. Trotski defendia a tese da revolução permanente, segundo a qual o socialismo somente seria possível se fosse construído à escala internacional. Ou seja, a revolução socialista deveria ser levada à Europa e ao mundo. Opondo-se a tese trotskista, Stalin defendia a construção do socialismo num só país.