O espessamento endometrial, também conhecido como hiperplasia do endométrio, consiste no aumento da espessura do tecido que reveste o interior do útero, devido a uma exposição excessiva ao estrogênio, que pode ocorrer em mulheres que não ovulam todos os meses ou que estejam a fazer terapia de reposição hormonal feita ...
O endométrio espessado ou hiperplasia endometrial é caracterizado pelo revestimento uterino muito grosso (espesso). A condição de endométrio espessado provoca hemorragia que leva ao aumento da produção de estrogênio no corpo, à menstruação irregular e à queda dos níveis de progesterona.
A espessura endometrial mínima para que ocorra uma gravidez é de 8 mm sendo 18 mm considerada ideal. Um endométrio com menos de 6 mm na fase secretora é incapaz de sustentar um embrião e as principais causas dessa alteração são a falta de progesterona, uso de anticoncepcionais e lesões por aborto ou curetagem.
Quando um útero é considerado pequeno e quando o endométrio é considerado de uma mulher em menopausa. O volume uterino numa mulher adulta geralmente tem mais de 50ml e menos de 100 ml. Em números gerais, pois isso depende de se houve gestação, ou não, de se existe algum mioma, por exemplo.
O útero é o órgão do sistema reprodutor feminino responsável por abrigar o bebê durante todo o período gestacional.
O fenômeno da gravidez silenciosa está sendo cada vez mais comentado....Como saber se estou grávida se não tenho sintomas?