A insulina é sintetizada no pâncreas como um precursor inativo de uma única cadeia pré-pró-insulina. Tal síntese é realizada com uma sequência de sinal aminoterminal, que dirige a passagem da insulina para as vesículas secretoras.
O amoníaco e o CO2 podem ser levados para as folhas pelos vasos lenhosos e aproveitados na fotossíntese ou eliminados pelos estômatos por transpiração. Em algumas plantas existem aberturas nas bordas das folhas, os hidatódios, que eliminam água na forma liquida.
TECIDOS SECRETORES É o chamado tecido glandular. A função do tecido glandular é a secreção de substâncias. A chave desse tecido são as células secretoras, capazes de produzir algumas substâncias ou concentrar e armazenar outras. As secreções podem ser expulsas para o exterior ou para o interior da planta.
Excreção da Urina A excreção ou eliminação da urina se inicia nos rins, que têm a função de filtrar o sangue, retirando todas as substâncias que podem ser tóxicas presentes. Após filtrado, o sangue retorna para circular por todo o organismo, enquanto todas as impurezas são levadas pelos ureteres até a bexiga.
O sistema excretor, também chamado de aparelho urinário, é constituído por:
Órgãos do sistema urinário e suas funções Os órgãos do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
O sistema urinário é fundamental para nosso organismo, uma vez que é responsável por retirar as substâncias tóxicas e em excesso do nosso corpo. O sistema urinário é muito importante para a eliminação de catabólitos do nosso corpo e, consequentemente, para a manutenção do equilíbrio interno do organismo.
Para manter o bom funcionamento do sistema urinário é muito importante beber bastante água, evitar ingerir altas quantidades de sal e evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
PREVENÇÃO