Questão 3. O que ocorreu no ano de 1122 para cessar a “Questão das Investiduras” ou a “Querela das Investiduras”? a) Resolução de Paris, firmada entre o Papa Gregório Magno e o rei Carlos Magno.
Uma das principais consequências, após a assinatura da Concordata de Worms, foi o enfraquecimento político do imperador do Sacro Império Romano Germânico. ... Sem poder escolher os bispos, o imperador perdeu poder, favorecendo a fragmentação do Sacro Império Romano Germânico.
Resposta. A querela das investiduras foi um movimento no qual a Igreja protestava contra a nomeação de bispos e papas pelo Imperador. No século X, o poder papal estava enfraquecido. A situação se encontrava tão embaraçosa que os imperadores germânicos nomearam doze papas e excluíram cinco.
Dentre as principais medidas tomadas pela Igreja Católica na Reforma Gregoriana, destacam-se: A infalibilidade papal em assuntos de moral e fé; ... O combate à simonia (venda de cargos eclesiásticos e objetos “sagrados”) e ao nicolaísmo (concubinato dos padres católicos).
A Reforma Gregoriana estabeleceu o poder dos papas sobre o poder temporal, dos reis. ... Em decorrência da reforma, todos os homens ficaram submissos ao papa, o qual tinha o poder sobre qualquer ser vivente representando a palavra de Deus. Os papas passavam a ser inferiores apenas ao próprio Deus.
a Reforma Gregoriana foi uma série de medidas iniciadas pelo Papado no século XI para livrar a Igreja da interferência laica dentro da Igreja, resolvendo a tensão entre Estado e Igreja, ao mesmo tempo em que buscou moralizar o próprio clero.
A Questão das Investiduras, Querela das Investiduras, Controvérsia das Investiduras, ou mesmo Guerra das Investiduras foi um conflito entre o papado e o Sacro Império Romano Germânico, que ocorreu entre 1075 e 1122, que teve como objeto o poder de nomear bispos.
A INVESTIDURA, que é a assunção, a ligação do servidor com o cargo que irá ocupar, só se completa com a POSSE, que é a aceitação expressa pelo nomeado das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo, e o EXERCÍCIO, que é o início das atividades e atribuições.
A investidura leiga era a nomeação de bispos, abades e outros oficiais da Igreja por senhores feudais e vassalos. O governante secular geralmente investia o eleito/nomeado com a insígnia de seu cargo eclesiástico, enquanto o papa coroava imperador do Sacro Império Romano (eleito pelos príncipes alemães eleitores).
Investidura18, é definida pela lei 8.
A investidura em cargo público ocorre com a posse do servidor (ato formal de nomeação do candidato). O termo de posse deve ser pessoalmente pelo nomeado, ou mediante procurador, mediante procuração específica, no prazo de até trinta dias da publicação do ato de posse, sob pena da posse ser tomada sem efeito.
A investidura e a posse se encontram no primeiro momento da vida do cidadão que vai ingressar no serviço público. A noção que se tem é a de que no momento em que o servidor é investido no cargo público, o mesmo toma posse do referido cargo.
Esse é o ato de atribuir ao candidato as prerrogativas, direitos e deveres referentes ao cargo público. É a aceitação do nomeado a essas atribuições e responsabilidades, as condições jurídicas para desempenho do cargo. Com a posse, é finalizada a investidura do candidato ao cargo e ele passa à condição de servidor.
Publicado em Diário Oficial o ato de nomeação, o nomeado tem o prazo de 30 (trinta) dias, contados dessa publicação, para tomar posse; esse prazo poderá ser prorrogado por mais 30 (trinta) dias, se o nomeado requerer essa prorrogação, antes de vencido o prazo inicial.
Os brasileiros, sejam eles natos ou naturalizados (com poucas exceções), e estrangeiros (nos termos da lei) podem assumir cargos públicos.
Nessa etapa da investigação social, a banca examinadora quer identificar se você está apto, ou não, para o exercício da função, então é importante saber o que reprova nessa avaliação. Assim, ao analisar que você teve práticas inidôneas ou socialmente reprováveis, você pode ser reprovado nessa fase do concurso.
Basicamente, significa que a organizadora do concurso ou o próprio órgão ou entidade que o promove poderá colher, dependendo do grau predeterminado, informações diversas da biografia dos candidatos, assim como de suas relações pessoais e condutas no plano social e profissional.