O Seno é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa de um triângulo retângulo, ou seja, trata-se de uma razão trigonométrica. ... Portanto, para compreender a definição e funções do seno, é importante rememorar os principais elementos de um triângulo retângulo.
Tabela trigonométrica até 90º
O seno, o cosseno e a tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. Seno, cosseno e tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. São chamados de relações trigonométricas ou razões trigonométricas.
Temos ainda o ângulo reto, e os dois ângulos agudos, representados por α e β.
O nome seno vem do latim sinus que significa seio, volta, curva, cavidade. ... Mas, na verdade, sinus é a tradução latina da palavra árabe jaib, que significa dobra, bolso ou prega de uma vestimenta que não tem nada a ver com o conceito matemático de seno. Trata-se de uma tradução defeituosa que dura até hoje.
No círculo trigonométrico, o sinal da função seno é positivo quando x pertence ao primeiro e segundo quadrantes.
Trigonometria é uma palavra de origem grega que remete à medida de três ângulos. Os estudos dessa área da Matemática voltam-se para os triângulos, que são polígonos que possuem três lados e, consequentemente, três ângulos.
Hiparco de Nicéia ganhou o direito de ser chamado "o pai da trigonometria" pois na segunda metade do século II a.C., fez um tratado em doze livros que se ocupa da construção do que deve ter sido a primeira tabela trigonométrica, uma tábua de cordas, Ptolomeu também construiu uma tabela de cordas que fornece o seno dos ...
O termo trigonometria é de origem grega e está associado ao triângulo e suas medidas. O surgimento da trigonometria está diretamente ligado aos povos egípcios e babilônicos. Eles utilizavam as razões entre os lados de um triângulo na resolução de problemas cotidianos.
Foi Hiparco quem introduziu o conceito de grandeza, associado ao brilho aparente (e não as dimensões) das estrelas. Ele chamou as estrelas mais luminosas de “primeira grandeza”, assim prosseguindo até as menos brilhantes, no limite da visibilidade humana, as estrelas de “sexta grandeza”.
Ghiyath al-Kashi
A Lei dos Senos e Cossenos é aplicada nos triângulos acutângulos (aqueles que possuem todos os ângulos agudos e menores de 90°), nos triângulos obtusos (que possuem ângulos internos maiores de 90°).
Lei dos Cossenos “O quadrado de um dos lados do triângulo é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados, menos o dobro do produto desses dois lados pelo cosseno do ângulo formado entre eles”.
A lei dos cossenos é adequada para problemas em que conhecemos dois lados e o ângulo entre eles e queremos descobrir o terceiro lado. Podemos ainda utilizá-la quando conhecemos os três lados do triângulo e pretendemos conhecer um dos seus ângulos.
Como mencionado acima, a Lei dos Senos é utilizada nos triângulos acutângulos e obtusângulos. Já nos triângulos retângulos, formados por um ângulo interno de 90º (reto), utilizamos o Teorema de Pitágoras e as relações entre seus lados: cateto oposto, adjacente e hipotenusa. Lê-se cateto oposto sobre a hipotenusa.
O teorema da Lei do Cossenos diz que: “Em todo triângulo, o quadrado da medida de um lado é igual à soma dos quadrados das medidas dos outros lados, menos o dobro do produto dessas medidas pelo cosseno do ângulo que eles formam.” Assim, pela lei dos cossenos temos as seguintes fórmulas: a² = b² + c² – 2 .
O triângulo possui três ângulos externos cuja soma é sempre igual a 360º. A soma dos ângulos internos (Si) é sempre igual a 180º. A soma de dois lados quaisquer é sempre menor que o terceiro lado. Todo triângulo possui altura, mediana, mediatriz e bissetriz.
Em qualquer triângulo, a soma de seus ângulos internos mede 180º. Os triângulos possuem uma propriedade particular muito interessante relativa à soma de seus ângulos internos. Essa propriedade garante que em qualquer triângulo, a soma das medidas dos três ângulos internos é igual a 180 graus.
Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º. Os ângulos internos do triângulo equilátero, portanto, sempre medem 60°.
Girando os triângulos e unindo um vértice de cada um, de modo que os ângulos α, β e θ tornem-se, dois a dois, adjacentes, temos um ângulo raso: Assim, a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer vale 180o. 1) As medidas dos ângulos de um triângulo são, respectivamente, x, 3x e 5x.
Para encontrar o terceiro ângulo, some esses dois ângulos e então subtraia essa soma de 180°. A soma dos dois ângulos é 40° + 40° = 80°. Em seguida, ao subtrair esse resultado de 180°, teremos 180° - 80° = 100°.
Resposta
Se prolongarmos cada um dos lados de um triângulo, poderemos obter os ângulos externos, cuja soma corresponde sempre a 360 graus. Quando estivermos na presença de um polígono regular (com todos os lados iguais), podemos calcular os ângulos externos dividindo 360 por três.
Dado os ângulos de 6º 25' 36” e 4º 40' 30”, a soma entre eles é: O resultado da soma é 10º 65' 66”, porém podemos apresentar o resultado de uma outra forma. Acompanhe a demonstração: No ângulo de medida 10º 65' 66”, temos que 65' = 60' + 5' = 1º + 5' e 66” = 60” + 6” = 1' + 6”.