Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.
A terceira pálpebra dos gatos pode aparecer em um ou ambos os olhos do gatinho. No primeiro caso, é muito provável que o animal tenha sofrido uma lesão ou tenha um objeto estranho no globo ocular. Se a membrana nictitante se projetar de ambos os olhos, é mais provável que o gato esteja doente.
Os gatos não enxergam tão bem as cores, por conta de possuírem mais bastonetes do que cones, ao contrário dos seres humanos. Os bastonetes detectam a luz e tons de cinza, sendo responsáveis pela visão periférica e noturna. Já os cones, pela percepção de cor e luz diurna.
Visão animal Os cientistas ainda não sabem ao certo quais são as duas cores que gatos e cachorros conseguem captar, mas é certo que eles contam com apenas dois tipos de cones. A probabilidade é que sejam o azul e o amarelo, ou azul e vermelho.
Como os gatos enxergam?
Pode ser comida, água ou uma carícia sua. Se o gato ronrona de forma muito alta, normalmente significa que o animal se encontra mal e está pedindo a nossa ajuda para aliviar a sua dor ou mal-estar. Quando o gato ronrona de forma pausada e uniforme significa que o gato deseja terminar com uma situação incômoda.
Em certas ocasiões, alguns gatos usam a mordida como uma forma de comunicação "amorosa". Assim, a resposta a porque nosso gato nos morde quando recebe carinho pode ser simplesmente a demonstração de afeto dele.
A doença ou mal-estar corporal também são uma causa habitual para os felinos morderem ou arranharem os seus donos. Quando um gato não se encontra bem ou sofre de algum mal-estar é mais propenso à agressividade, lembre-se que está na defensiva e o seu instinto diz-lhe que para se proteger deve atacar.
Mordida por medo Os gatos podem morder caso se sintam assustados, ameaçados ou em perigo. Embora o mais comum seja utilizarem as unhas, mordidas também são uma defesa que eles podem utilizar.
Quando o teu gato é feliz, com frequência pode manter a cabeça para cima e a cauda erguida nessa direção com a ponta um pouco dobrada. ... Se as suas pupilas se dilatarem significa que está muito feliz. A vontade de brincar e parecer muito concentrado enquanto o faz, são indicadores de que o animal está contente.
1 – Eles buscam por segurança. Gatos estão sempre alertas, mesmo quando dormem. Estar próximo ao dono significa uma proteção extra a eles, que os permite relaxar mais.
A falta de higiene. Outra das coisas que os gatos odeiam é, sem dúvida, a sujeira. Esta é uma das coisas que enlouquecem, irritam e provocam estresse nos felinos, especialmente quando a bagunça e sujeira se encontram no espaço dele, como a caminha dele, a caixa de areia e os recipientes de comida e água.
Os felinos odeiam aromas fortes, isto porque possuem um olfato extremamente apurado. Entenda que os gatos usam os odores para se comunicarem, ou seja, o facto de serem bombardeados por fragrâncias humanas fortes, tais como perfumes, fumo, alho ou citrinos pode ser um autêntico pesadelo.
Os bichanos podem até serem fãs de higiene e organização, mas odeiam o cheiro de produtos de limpeza. A maioria desses itens possui fragrâncias como pinho, lavanda ou limão, odores considerados muito fortes para nossos amigos felinos. Assim, se você tem um peludo em casa, prefira produtos com perfumes mais suaves.
15 coisas que você não deve fazer com seu gato
Os gatos não gostam de assobios não só pelo tipo de som produzido como pela semelhança que este têm com uma presa que adoram caçar, a cobra. Por isso é normal que os gatos miem baixinho e adotem posições de ataque (instintivas).
Cuidados com gatos: 10 dicas de saúde para seu pet
O aspirador de pó está no topo da lista de eletrodomésticos que deixam os gatos apavorados. O barulho, em conjunto com a movimentação do objeto, é capaz de assustar muito os felinos, que na maioria das vezes buscam um abrigo para se esconder. É possível diminuir o efeito do aspirador na audição do seu gatinho!