O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir).
É a dificuldade de respiração, devido à presença de corpos estranhos na garganta. Ocorre quando a traquéia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto.
A desobstrução de vias aéreas de forma ineficaz de vias aéreas é definida pela incapacidade de eliminar secreções ou obstruções nas vias aéreas e pode acometer todos os grupos etários.
Não aguenta mais esse problema? Siga as dicas para descongestionar as vias aéreas – e respirar aliviado.
A Manobra de Chin-Lift, realizada para o controle de vias aéreas, consiste em posicionar os dedos de uma das mãos do examinador sob o mento, que é suavemente tracionado para cima e para frente, enquanto o polegar da mesma mão deprime o lábio inferior, para abrir a boca; a outra mão do examinador é posicionada na região ...
Deve-se estar preparado para prestar atendimento de emergência em qualquer caso de obstrução completa das vias aéreas. Acionar o serviço médico de urgência (SAMU 192) e, em seguida, iniciar a manobra de Heimlich (sistema de compressões no abdome abaixo do nível do diafragma).
· A manobra de HEIMLICH é o único método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. A manobra de Heimlich deve ser realizada quando: · Houver forte suspeita de corpo estranho obstruindo as vias aéreas. · Não houver resposta à ventilação Boca-a-Boca (ausência de elevação do tórax).
- observar freqüentemente as condições de permeabilidade dos cateteres e/ ou sondas; - realizar troca dos cateteres nasais ou máscaras faciais; - descartar e/ou desinfectar material em expurgo.
A prioridade do atendimento de emergência à vítima é obter e manter o funcionamento das vias aéreas já que, quando obstruídas elas provocam a oxigenação do cérebro e a oxigenação sistêmica do organismo.
Caso ocorra a obstrução por líquidos, devemos realizar: Aspiração das vias aéreas; Rolamento 90º para que o líquido seja retirado pela boca evitando assim, sua aspiração para os pulmões.
Asfixia
O que fazer em caso de engasgo
O engasgo se dá quando a epiglote , por qualquer motivo, falha em executar corretamente seu papel e o alimento ou o líquido é extraviado pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões .
Incapacidade de falar, tossir e respirar; Cianose de lábios e extremidades; Sinal universal da asfixia (segurar pescoço com uma ou ambas as mãos).
Subtipos:
Desta forma, foi possível compreender cada fase que o organismo passa nos diferentes tipos de anóxia e, desta forma, encaixá-la em um dos processos mecânicos de asfixia, sejam as produzidas por confinamento, monóxido de carbono, sufocação, soterramento, afogamento, enforcamento, estrangulamento e esganadura.
A asfixia compreende duas fases: Fase de irritação à formada por 2 períodos: o da dispnéia respiratória (consciência dura cerca de um minuto), e o de dispnéia expiratória (inconsciência, perturbações da sensibilidade e convulsões tônico-clônicas) dura cerca de três minutos.
Conforme a gravidade da asfixia, podem ir desde um estado de agitação, lividez, dilatação das pupilas (olhos), respiração ruidosa e tosse, a um estado de inconsciência, com paragem respiratória e cianose (tonalidade azulada) da face e extremidades. A situação é grave e requer intervenção imediata!
Os principais sinais e sintomas gerais da falta ou insuficiência de oxigênio são: palidez, dilatação das pupilas, respiração ruidosa, tosse, cianose na face e nas extremidades. Se a asfixia for duradoura ela pode causar inconsciência com parada cardíaca e respiratória, cianose e, finalmente, morte.