Dois vetores são iguais se apresentam mesmo módulo, mesma direção e sentido. Dois vetores e são opostos se apresentam mesmo módulo, mesma direção e sentidos contrários.
Já os vetores , por exemplo, têm direções diferentes. Dizemos que dois vetores são iguais quando têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido. ... Porém, os vetores , embora tenham o mesmo módulo e a mesma direção, têm sentidos opostos.
Para sabermos se um vetor qualquer é paralelo a um plano, basta fazer o produto interno entre o vetor dado e o vetor normal ao plano. Caso o resultado seja 0, concluímos que os vetores são perpendiculares e, por consequência, o vetor será paralelo ao plano.
A equação do plano determinado por 3 pontos não-colineares Note que estes vetores devem ser paralelos ao plano determinado por A , B e C , tal como mostramos na figura abaixo. Sendo assim, o vetor normal N do plano deve ser perpendicular a ambos AB e AC . Podemos, então, tomar N=AB x AC .
Para achar um vetor perpendicular a u e a v basta fazer o produto vetorial desses três vetores. Com vetor obtido, basta dividi-lo pela norma dele mesmo e multiplicar por 6.
Essa incógnita recebe o nome de parâmetro e faz a ligação entre as duas equações que representam a mesma reta. As equações x = 5 + 2t e y = 7 + t são as equações paramétricas de uma reta s. Para obter a equação geral dessa reta, basta isolar t em uma das equações e substituir na outra. Vejamos como isso é realizado.
No plano, uma equação vetorial da reta que passa no ponto e tem a direção do vetor é ou . A medida que se vão atribuindo valores a , vai-se obtendo um série de pontos que todos juntos permitem definir a reta .