Monólogo exterior: Quando o ator fala para outra pessoa que não está no palco ou para a audiência. Monólogo interior: É um discurso não pronunciado em que o narrador expõe questões de cunho introspectivo, revelando motivações interiores.
O monólogo tem como principal característica se passar dentro da mente do personagem, como se ele se reportasse apenas a si mesmo. ... O Monólogo Exterior ocorre quando o personagem se dirige a um indivíduo ausente do palco ou para o público presente no teatro.
Os monólogos e solilóquios também têm uma característica em comum: os pensamentos e sentimentos partem de um único ser, não existindo um diálogo entre interlocutores, mas sim um personagem que expõe – em uma tarefa solitária – as suas ideias e sentimentos.
Dê ao seu monólogo um começo, meio e fim.
* Monólogo Interior deve ser feito dentro da Voz do personagem, com sua sintaxe, vocabulário, etc. * Em monólogos interiores os personagens devem dizer a verdade para si mesmo, mesmo se eles estiverem se auto enganando. Monólogo Interior é uma visão dentro da alma do personagem, o personagem fica nu para o leitor.
As peças de teatro são escritas por profissionais chamados dramaturgos. Entre os principais elementos de uma peça de teatro estão os personagens e a trama.
ATO: Divisão externa da peça teatral. Subdivisão de uma peça. Da mesma maneira que um livro pode ser dividido em capítulos, uma peça pode ser dividida em atos. Trata-se de uma convenção cuja principal característica é a interrupção do espetáculo.
O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.
Significado de Ato substantivo masculino Capacidade para agir, para realizar alguma coisa; ação. Para um ser vivo, movimento adaptado a um fim: ato instintivo, voluntário. Manifestação da vontade humana: ato de bondade, de caridade; julga-se um homem pelos seus atos.
Aristóteles diz que o ato é a própria existência de algo, enquanto que a potência é tudo aquilo que um determinado ente pode vir a ser. No capítulo oito do livro IX da Metafísica, Aristóteles afirma que o ato é anterior à potência.
Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história.