De acordo com a norma da ABNT NBR 14136, a posição correta de uma tomada é com o cabo terra no ponto central superior, com o neutro à esquerda (se houver) e a fase à direita.
O padrão brasileiro de tomadas com 3 pinos foi implementado no país por ser um modelo que oferece mais segurança. ... A Associação Brasileira de Normas Técnicas foi responsável por formular a norma com este modelo de tomada. Esta norma ficou em consulta pública por vários meses até ser finalizada em 1998.
No dia em que se desenhou a primeira versão da tomada de três pinos, em setembro de 1986, o Brasil estava em Genebra, representado por um técnico do Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (Cobei). Da Suíça, ele trouxe ao Brasil a proposta para análise de uma comissão do comitê.
O principal motivo da adoção da tomada de três pinos se deu por conta dos acidentes que envolviam eletricidade. Dados do DataSUS mostraram que, entre entre 2000 e 2010, foram registrados 13.
Tomadas com 2 pinos podem pertencer à aparelhos com Dupla Isolação, mas confira antes! No caso de uma falha elétrica interna nestes aparelhos a carcaça não fica energizada, o que garante a proteção do usuário contra choques elétricos.
Tomadas de 20 amperes e 10 amperes Nesse novo padrão, as tomadas possuem tamanhos diferentes, para corrente diferentes. Existe a tomada de 10 amperes, e a tomada de 20 amperes. O plugue de 20 amperes, que será usado em um aparelho que consome até 20A, não vai encaixar em uma tomada de 10 amperes.
O padrão de 20A têm plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro: 4,8 mm). Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.
Para saber quantos ampères seu aparelho precisa para um bom funcionamento e sem risco de queimar, faça a seguinte conta: Watts do aparelho dividido por Volts (W/V). Por exemplo, um chuveiro tem 6800W e a voltagem é 220V, com a divisão o resultado é 30.