Usamos, no decorrer do texto, palavras para que os leitores retomem algo que foi dito anteriormente, ou atentem a algo que será dito. Pode ser usada no meio de figuras de construção, como é o caso das anáforas, por exemplo. Esse artigo, entretanto, refere-se ao que denominamos Coesão Sequencial.
Coesão Sequencial. Chamamos de coesão sequencial o elemento que é responsável, em uma narrativa, por apontar a sua evolução e caracterizar a passagem de tempo. São marcadores verbais no decorrer do texto que irão apontar a passagem do tempo, permitindo que o texto tenha uma progressão lógica e coesa.
A coesão referencial pode ocorrer por meio de algumas figuras de construção/sintaxe, como as anáforas, catáforas e elipses, e as correferências não anafóricas (contiguidades, reiterações). A coesão sequencial é aquela que cria nos textos as condições para sua progressão.
A coesão sequencial é um recurso que colabora com a evolução textual apontando a passagem do tempo. ... Dessa maneira, a coesão sequencial colabora com a estrutura textual uma vez que auxilia na articulação das palavras e frases dentro de um texto.
CADEIA DE REFERÊNCIA DEFINIÇÃO Quando num texto há um ou mais fragmentos textuais sem referência autônoma, cuja interpretação depende do valor referencial de uma expressão presente no discurso anterior (anáfora) ou subsequente (catáfora) estamos perante uma cadeia de referência.
77-78) que define cadeia coesiva como sendo um encadeamento de nexos semanticamente semelhantes que se distribuem pela superfície do texto, como se este se constituísse em um 'terreno pontilhado por diferentes tipos de nós.
"Isto é" e "ou seja": possuem a função de explicar algo que foi anteriormente falado no texto; "Por fim" e "afinal": são elementos usados quando queremos adicionar mais uma ideia; "Desde que" e "exceto se": elementos que criam a ideia de uma hipótese, condição. ...
Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias....Lista de Conectivos