A atual divisão auxilia muito, pois permite a diferenciação de cada região e a definição de ações a serem tomadas, por exemplo, na região norte, existem problemas relacionados com o saneamento básico, já no sul podem existir problemas relacionados com a economia, duas situações diferentes no mesmo país.
A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. § 1º Brasília é a Capital Federal.
O CICLO DO PAU BRASIL – O território Brasileiro, inicialmente, se restringia a parte sob o domínio português determinada pelo tratado de Tordesilhas. Sendo assim, Portugal fez a divisão em capitanias hereditárias, como forma de ocupar essa nova colônia.
O Brasil está dividido em cinco Grande Regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. É a Unidade onde tem a sede do Governo Federal, com seus poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo. Em número de 26, constituem as unidades de maior hierarquia dentro da organização político-administrativa do País.
Uma divisão politica é uma região geográfica que está sob a jurisdição de um governo. É um jargão de geografia. Em grande escala, uma divisão política é, tipicamente, um país. ... É comum ver as divisões políticas traçadas em mapas políticos.
A região que possui o maior número de estados é a região Nordeste, com 9 unidades federativas. A região Sudeste possui 4 estados, centro-oeste conta 3 estados e o Distrito Federal e Norte possui 7 estados.
Quando falamos de mudanças de fronteiras no Brasil, é preciso considerar que o país passou por distintos períodos formativos. Desde o período colonial houveram alterações territoriais notáveis. ... Por fim, a última modificação fronteiriça do Brasil foi definida em 1904, quando a Bolívia vendeu o Acre para o Brasil.
Resposta: Em 1988 ocorreram diversas modificações. Roraima e Amapá foram elevados à categoria de Estado. A ilha de Fernando de Noronha, que anteriormente era considerada um território, transformou-se em município subordinado ao governo de Pernambuco.