As bases mais utilizadas nas reações de saponificação são o hidróxido de sódio (NaOH), que produz um sabão mais consistente, ou o hidróxido de potássio (KOH), que dá origem a um sabão mais mole, conhecidos como sabões potássicos. ...
Qualquer reação de um éster com uma base para produzir um álcool e o sal de ácido é chamada uma reação de saponificação. Um subproduto da manufatura de sabões é a glicerina, da qual pode-se obter a nitroglicerina, um poderoso explosivo.
A limpeza proporcionada pelo sabão ocorre devido a capacidade que a parte polar tem de interagir com a água e a parte apolar tem de interagir com a gordura. A parte polar chama-se hidrófila e a parte apolar hidrófoba. ... A gordura ou parte apolar/hidrofóbica fica no centro envolta pela água ou parte polar/hidrófila.
A parte apolar do sabão interage com a gordura (sujeira) ao mesmo tempo em que a parte polar reage com a água, neste momento são formadas partículas (micelas) de detergente que ficam espalhadas na água, agilizando o processo de limpeza.
Quando usamos sabões e detergentes, a parte apolar de suas moléculas liga-se à gordura, enquanto a parte polar liga-se à água, proporcionando a remoção da sujeira. A água sozinha não consegue remover a gordura dos materiais.
A produção do sabão e do sabonete segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica.
O detergente aniônico tem em sua composição íons carregados negativamente, enquanto o catiônico íons carregados positivamente.
Quando usamos sabões e detergentes, a parte apolar de suas moléculas liga-se à gordura, enquanto a parte polar liga-se à água, proporcionando a remoção da sujeira. A água sozinha não consegue remover a gordura dos materiais. ... Por outro lado, a gordura é apolar e, por isso, a água não dissolve as gorduras.
Só por essas características já notamos a diferença entre eles, como já foi dito, o detergente produz mais espuma e facilita a remoção de gorduras. O sabão não espuma tanto, mas não prejudica o ambiente. ... Os detergentes agem de forma contrária, se acumulam nos rios formando uma densa camada de espuma. Não pare agora...
O sabão em barra é mais alcalino, ou seja, tem valores altos de acidez, sendo indicado para retirar as sujeiras que resistem em sair da pele. Agora, ao contrário da outra opção, o sabonete líquido é um tipo que tem um pH baixo, próximo dos valores que a própria pele humana apresenta.
E lembre-se: nada de sabão para roupas, detergentes comuns ou sabão em pedra. Detergentes em pastilhas são ótimas opções. Basta adicionar um tablete para lavar a louça com eficiência. Siga as instruções fornecidas pelo fabricante ao usar qualquer produto na sua máquina de lavar louça.
Use uma colher de sopa de pó na máquina de lavar louça a cada vez. Se quiser louças mais brilhantes, edicione vinagre branco no compartimento de enxágue....Outra versão mais ecológica para a receita acima é:
Use apenas detergentes e líquidos secantes específicos para lava-louças. Nunca use sabão para lavar roupas ou detergente para lavar louças a mão na sua Lava-Louças. Mantenha esses produtos fora do alcance de crianças.