Com a filiação, a carteira do sindicato caracteriza os assalariados(as) como trabalhador e trabalhadora rural e serve como um documento para comprovação do direito previdenciário e para várias outras políticas. ... Não ter esse documento pode ser um limitador. A própria lei pode excluí-los.
Para obter sua carteira de associado, favor comparecer ao Sindicato, trazendo os seguintes documentos:
Os documentos necessários são:
Para se tornar sócio do sindicato é necessário comparecer à sede ou subsedes da entidade, levando duas fotos (3x4) do titular e número da carteira profissional. Se o securitário tem esposa ou dependendentes acima de 05 anos de idade, é preciso trazer uma foto (3x4) de cada um deles.
Para se tornar associado ao SMetal é necessário trabalhar em alguma empresa metalúrgica da região. O trabalhador ou trabalhadora de qualquer cidade da base do Sindicato precisa ir em uma das três sedes da entidade (Sorocaba, Piedade e Araçariguama) e preencher uma ficha cadastral.
FAÇA AQUI a sua sindicalização
Cada sócio poderá concorrer com a própria carteirinha....
empregados não sindicalizados (contribuintes da Contribuição Assistencial), eram obrigados a contribuir com a Sindical , e não mais, atualmente com base na redação da nova lei....Já, aos empregados não sindicalizados, que se opõe a contribuição sindical ou assistencial, logo, não representados pelo sindicato, isto pela ...
Em outras palavras, podemos definir a convenção coletiva como um acordo feito entre os colaboradores e as contratantes da classe sindicalizada em questão. Esse acordo é feito em uma reunião que deve ocorrer uma vez ao ano, e não pode ultrapassar o período de dois anos entre elas.