Acredita-se que a empresa The Coca-Cola Company usa essa curiosa e cobiçada fórmula como uma estratégia de marketing, além de ser um segredo comercial e industrial protegido por diversas patentes. ...
A razão desses números é a demanda para a fabricação de um dos mais conhecidos produtos norte-americanos, a Coca-Cola, vendida em mais de 200 países, que tem em sua fórmula um extrato "descocainizado" de folhas de coca. Ou seja, o refrigerante não tem cocaína, que é retirada por meio de processos químicos.
As folhas de coca contêm diversos componentes químicos conhecidos como alcaloides. ... Outros alcaloides da coca têm efeitos levemente estimulantes, ajudam a reduzir a fome e participam do processo digestivo, além de mitigar os efeitos da falta de oxigênio em regiões de altitudes excepcionais.
Na prática, os povos andinos utilizavam a folha de coca como estimulante, para amenizar a fadiga provocada pelos efeitos da altitude, para controlar as sensações de sede e a fome e, além disso, para suportar o frio intenso das regiões altiplanos da Cordilheira dos Andes.
O chá de coca tem efeitos estimulantes que ajudam a combater o “mal da montanha”, efeitos físicos resultantes das grandes altitudes e da rarefação do ar pois incrementa a absorção de oxigênio pelo organismo de quem o toma. ... O chá de coca contêm altas concentrações de vitaminas, com propriedades antioxidantes (vits.
O "chá de coca" alivia a sensação de desconforto causada pela altitude. Diminui os efeitos causados por ela, como a cefaléia e a tontura. A folha de coca dá um efeito de dilatação no cébebro. Alivia um pouco o desconforto.
Posso levar folhas de Coca para o Brasil? Não, o Brasil não permite e classifica o ato como “tráfico internacional de drogas”, de acordo à lei pois considera a coca uma droga. ... Muitos turistas levam ao Brasil o chá de coca industrializado, em saquinhos, o que não deixa de ser um risco. Não recomendamos.
A folha de coca utilizada tanto para mascar e em chá é a folha seca, sendo vendida já seca em saquinhos. Utiliza-se de várias formas: Mascar – colocar cerca de 8 a 10 folhas na boca, dizem que se podem usar até 20 folhas (há quem retire todo o caule, há quem as dobre).
Para mascar, basta pegar um punhado da folha e colocar uma por uma na boca. Eles não mastigam a coca. Elas ficam na bochecha para umedecer, e apenas deve ser pressionada para extrair os nutrientes. Depois de umedecida, junta-se às folhas a cinza de um caule de planta.
Para a fabricação de cocaína, é necessário uma mistura de químicos como ácido sulfúrico, acetona, gasolina, diesel, carbonato de sódio e permanganato de potássio que são utilizados em diferentes fases, como a obtenção de pasta base de cocaína e depois cloridrato.
Os turistas podem comprar folhas de coca durante sua viagem a Cusco nos mercados de San Pedro, San Blas ou Cascaparo.
A folha de coca, para quem não sabe, não é droga, não é alucinógena e não faz nenhum mal, apenas bem à saúde. ... Pois bem, a Coca é uma planta Andina, que foi domesticada a milhares de anos e se difundiu bastante na época dos Incas. A Cocaína é um produto estraída da Coca, mas para isso é preciso fazer um refino.
Em 1905, cheirar cocaína tornou-se popular e nos cinco anos seguintes, os hospitais e a literatura médica começaram a registrar casos de danos nasais devidos ao uso desta droga. Em 1912, o governo dos Estados Unidos registrou 5.