Pode haver uma pequena hemorragia (sangramento) pela vagina, nos primeiros dias após a cirurgia, que se devem à cicatrização da cúpula da vagina. Assim, é normal haver um corrimento após a histerectomia, que é de cor acastanhada, escasso e sem cheiro associado.
A histerectomia é, normalmente, indicada para mulheres com problemas graves na região pélvica, como o câncer de colo do útero em estágio avançado e o câncer nos ovários, infecções, miomas, hemorragias, endometriose grave ou prolapso uterino.
Após retirar o colo do útero, o cirurgião sutura a vagina no seu topo. A parte superior da vagina cicatriza e se torna um canal fechado. A vagina não fica, como algumas mulheres pensam, um túnel aberto na pelve. Se a mulher ainda não completou 40 anos, o cirurgião tentará preservar um ovário durante a histerectomia.
Outras causas para a histerectomia são endometriose, adenomiose, pólipos endometriais com características de malignidade, lesões pré-cancerígena e câncer de colo uterino e sangramentos anormais, sem melhora com tratamento clínico”, explica a ginecologista Vanessa Rocha de Oliveira.
Com a retirada do útero, você não vai mais menstruar. Mas se os seus ovários estão intactos, você ainda irá ovular. Por isso, ainda pode ter cólicas parecidas com as da menstruação. No caso de os ovários também terem sido removidos na cirurgia, existem outros desafios pela frente.
De acordo com essa lei, apenas os maiores de 25 anos ou pais de dois filhos vivos podem fazer a cirurgia, após aconselhamento psicológico.
Fica mais fácil engordar? Algumas mulheres podem relatar um aumento mais fácil do peso após a cirurgia, especialmente durante o período de recuperação, no entanto, ainda não existe uma causa específica para o aparecimento do peso.
É um procedimento cirúrgico para remover o útero através da vagina. Durante uma histerectomia vaginal, o cirurgião separa o útero dos ovários, trompas de Falópio e da parte superior da vagina, assim como o separa dos vasos sanguíneos e do tecido conjuntivo que o suporta. O útero é então removido através da vagina.
Dá-se o nome de ooforectomia ao ato operatório que consiste na retirada de um ou de ambos os ovários (uni ou bilateral). Os ovários ou gônadas são um par de órgãos em forma de amêndoa, do tamanho de uma noz média.
A vida sexual é retomada, normalmente, de trinta a sessenta dias depois do procedimento. A perda do útero pode diminuir a percepção física do orgasmo. Mas ele continua sendo possível.
Isso levará de seis a 12 meses. Use roupas largas que não esfreguem ou irritem a área da incisão. Você pode colocar um pedaço de gaze limpo sobre a incisão para evitar irritações nas roupas.
A maioria das mulheres com histerectomia laparoscópica ou vaginal sente dor por duas a três semanas.
Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Converse com ele sobre o retorno as atividades físicas, relações sexuais e atividades de vida habituais. Geralmente 15 a 30 dias são necessários para o retorno a essas atividades e para pegar peso.