EQST

O Que Torna O Osso Um Tecido Altamente Especializado?

O que torna o osso um tecido altamente especializado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que torna o osso um tecido altamente especializado?

Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o Esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).

Porque o osso é um tecido conjuntivo?

O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo especial, tendo como uma de suas características mais marcantes a presença de material extracelular calcificado (matriz óssea). Essa matriz é rígida devido à calcificação mas também é elástica devido à presença de fibras colágenas.

Que tipo de tecido forma os ossos e como eles são rígidos e flexíveis ao mesmo tempo?

Resposta. é o tecido ósseo, ele é composto por vários componentes, entre eles o cálcio (rigidez) e o colágeno (flexibilidade). por dentro o osso é poroso para que seja leve e ao mesmo tempo muito resistente.

O que é a mineralização dos ossos?

A mineralização consiste na deposição de íons inorgânicos, principalmente fosfato de cálcio. O cálcio dos ossos está em constante troca com o cálcio dos líquidos extracelulares.

Quais os componentes da matriz extracelular nos epitélios?

Constituição e estrutura. A Matriz Extracelular é composta por colágeno e elastina sendo inseridas num gel hidrofílico de polissacarídeos podendo estar associados a proteínas ou não. Esses componentes são produzidos dentro das células presentes e depois são secretados por meio da exocitose.