Uma das quatro camadas que é possível distinguir em qualquer órgão do sistema digestivo. É uma túnica interna sempre húmida devido à lubrificação pelo muco produzido por células isoladas ou glândulas.
A túnica mucosa é composta por um revestimento epitelial (epitélio úmido), que possui função de proteção, absorção e secreção; uma lâmina própria, com as funções de suporte, defesa e secreção (quando glândulas presentes), formada por tecido conjuntivo frouxo.
As mucosas são tecidos finos e flexíveis que revestem as cavidades do organismo que se encontram no prolongamento da pele estão abertas para o ambiente exterior. Encontram-se mucosas em cinco zonas do corpo: No sistema digestivo, da boca ao ânus.
A Mucosa bucal é o revestimento úmido da cavidade bucal constituída por tecido epitelial pavimentoso estratificado, também denominado epitélio escamoso e por tecido conjuntivo propriamente dito.
As papilas conjuntivas são curtas e numerosas. Apresenta uma submucosa delgada, de difícil identificação, unindo firmemente a mucosa ao tecido conjuntivo que envolve os feixes dos músculos da língua. e) Palato mole: apresenta a mucosa composta por um epitélio do tipo estratificado, não queratinizado.
Célula mucosa – Wikipédia, a enciclopédia livre.
É um epitélio pavimentoso, estratificado, queratinizado, podendo ser ortoqueratinizado (núcleos das células ausentes) ou paraqueratinizado (núcleos das células presentes). ... O epitélio oral ou externo recobre a crista e a superfície externa da gengiva marginal e a superfície da gengiva inserida.
A observação de células da mucosa bucal no microscópio óptico em lâminas preparadas na sala de aula é uma pratica simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica: membrana, citoplasma e núcleo.
As células da bochecha aparecem isoladas, pois o processo de raspagem com o palito rompeu a 5. associação que existe entre elas. Sim pontos mais escuros podem ser observados sobre o citoplasma e o núcleo das células e 6. também é claro em regiões da preparação que não apresentam células eucarióticas.
Salvo raras exceções, as células individuais não podem ser vistas a olho nu, então, os cientistas precisam usar microscópios (micro- = "pequeno"; -scópio = "olhar") para estudá-las. O microscópio é um instrumento que amplia objetos minúsculos, produzindo uma imagem na qual o objeto aparece maior.
Em uma lâmina, coloque tintura de iodo diluída em água e, em seguida, coloque a película da escama da cebola e cubra-a com a lamínula. Coloque a lâmina no microscópio e peça aos alunos que observem e identifiquem as partes das células, desenhando cada uma delas.
Observar a constituição da célula eucariótica vegetal, neste caso da cebola, ao M.O.C; Identificar as diferentes estruturas celulares da célula vegetal, neste caso da cebola; Verificar as diferentes reacções que os corantes: vermelho neutro, azul metileno e água iodada, provocam nas estruturas celulares.
Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa. Em sistemas taxonómicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das alioídeas - taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Amaryllidaceae.
As células apresentam formas alongadas e achatadas, foram observadas três estruturas: forma, tamanho e espessura. Observou-se que a célula da epiderme de cebola, apresentou-se parede celular, citoplasma e núcleo periférico, e sendo assim o vacúolo é limitado por membrana mais delgada e suas paredes ficam protegidas.
A cebola tem uma característica de possuir as folhas em forma de membrana que difere a planta de outras. Podemos apontar que as característica que são comum a seres vivos são: Organizado a partir de células; possui metabolismo; autorreplicação; automontagem e interação com o meio.
Micrografias da folha da Elodea vista ao microscópio óptico. Várias células são vistas, contornadas por parede celular e internamente apresentando cloroplastos, organelas circulares e esverdeadas. Os cloroplastos são organelas das células vegetais, facilmente visualizadas ao micros- cópio óptico, pela sua cor verde.