1º Considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive ...
Dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências. O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício. ...
O presente termo tem como OBJETO a regulamentação dos serviços que serão prestados pelo voluntário, não gerando estes vínculo empregatício(1), nos termos da Lei nº 9.
O trabalho voluntário é definido pela Lei 9.
Nesse artigo, vou contar um pouco mais sobre como fazer trabalho voluntário seguindo os seguintes passos:
O melhor deles é que, embora o objetivo principal do voluntário seja melhorar a vida de outras pessoas, ele acaba melhorando muito a sua própria existência também. Em primeiro lugar, porque, quando sabemos que temos algo com o que contribuir, nos sentimos úteis e bons, o que afeta nossa autoestima positivamente.
Um voluntário normalmente pode trabalhar em diversas áreas de um determinado evento, as áreas que são de fato ocupadas pela staff, que seriam áreas administrativas que exigem mais experiência e responsabilidade não são ocupadas por voluntários.
Para se tornar voluntário, é preciso:
Como inserir trabalho voluntário no currículo? O trabalho voluntário no currículo deve entrar no campo informações complementares. Ele existe exatamente para que você possa destacar realizações que não cabem em outras partes do currículo, como cursos de curta duração, intercâmbio etc.
Nas informações adicionais você pode incluir suas premiações e certificações, atividades em trabalho voluntário, algum conhecimento sobre a área da vaga ou empresa. Também pode ser interessante colocar se você tem carteira de habilitação, carro, disponibilidade de horários e de mudança de cidade.
Seu campo de informações complementares pode ter: Experiências com trabalho voluntário*; Palestras ou cursos de curta duração (menos que 40 horas)*; Habilitação / Carro Próprio (apenas se sua profissão exigir e se você possuir); Suas “disponibilidades” de horário, de viagens, de mudança etc.
Os projetosque você teve ao longo da carreira devem ser listados junto com as demais experiências profissionais – sempre da mais recente para a mais antiga. Por fim, é importante ressaltar que atuar por projetos não é algo menos valioso para a carreira. Ao contrário.
Como resultado, você pode ter ficado pouco tempo em um emprego. Daí a pergunta: devo colocar experiência de 3 meses no currículo?...Se for colocar na seção de experiência, estágio ou voluntário, coloque o seguinte:
Se fez poucos, crie uma seção “Trabalhos freelancer” no seu currículo; Além disso, coloque o nome do projeto, a data e uma breve descrição; Se fez muitos, coloque isso na sua seção de experiência profissional; Diga a data em que começou a ser freelancer, depois liste projetos relevantes.
Minha sugestão é que você deixe essa vivência como autônomo no campo “última experiência”. Caso tenha exercido atividades de consultoria, informe sua atuação da seguinte forma: use, no subtítulo, o termo consultoria individual e, no cargo, informe consultor autônomo na empresa XXX.
O currículo de quem trabalha com Vendas deve conter obrigatoriamente as seguintes informações: