A orelha interna é composta pelas estruturas do labirinto ósseo, labirinto membranoso e o meato acústico interno, com a função de transmitir os estímulos das ondas sonoras até o cérebro. O labirinto ósseo mede 20mm de comprimento e é composto por: o vestíbulo, os canais semicirculares e a cóclea.
Ouvido externo – onde está o canal auditivo. Ouvido médio ou cavidade timpânica – onde se encontram o tímpano, a bigorna, o martelo e o estribo. Ouvido interno – onde se concentram o estribo, o nervo auditivo e o caracol (também conhecido por cóclea).
A orelha média é constituída de caixa timpânica, ossículos, músculos e ligamentos, tuba auditiva, adito, antro e células mastoides.
Orelha média É composta pelos ossículos martelo, bigorna e estribo, denominados dessa forma por sua semelhança conspícua com esses objectos, e pela tuba auditiva ou trompa de Eustáquio.
Orelha Média: faz o limite com a orelha externa através da membrana timpânica que está em contato com três ossículos articulados entre si (martelo, bigorna e estribo).
A tuba auditiva e a parte da orelha em que e conectada a garganta pela Trompa de Eustáquio.
O ouvido médio contém três pequenos ossos conhecidos como ossículos: martelo, bigorna e estribo. Os ossículos têm estes nomes justamente por se parecerem com esses objectos. Os ossículos convertem mecanicamente as vibrações do tímpano em ondas de pressão que são amplificadas no fluido da cóclea (ou ouvido interno).
A principal função dessa parte da orelha é transmitir o som da membrana do tímpano para a orelha interna: as ondas sonoras movem a membrana timpânica e esta move os ossículos (martelo, bigorna e estribo, nessa ordem), que conduzem as vibrações sonoras para a orelha interna.
A tuba auditiva ou Trompa de Eustáquio é um canal que liga a orelha média dos mamíferos à faringe e que ajuda a manter o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana timpânica.
A tuba auditiva tem a função de equalizar a pressão do meio externo com a orelha média, protegendo-a contra mudanças rápidas de pressão e auxiliar na drenagem da mesma.
5 opções comprovadas para desentupir os ouvidos
A disfunção da tuba auditiva muitas vezes melhora sozinha, e algumas vezes necessita de tratamento médico para não piorar e virar uma otite média serosa (otite com líquido dentro do ouvido). Em alguns casos, mesmo com tratamento com medicação, a melhora pode demorar semanas.
O procedimento de drenagem de ouvido consiste na inserção de um tubo pequeno de ventilação na região do tímpano. Tais tubos possibilitam a drenagem da secreção localizada nesta região,isto é, prevenindo o surgimento ou agravamento de novas doenças.
A infecção de ouvido deve ser tratada com os remédios indicados pelo médico e a cura chega em aproximadamente 3 semanas de tratamento.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de uma infecção de ouvido são:
Os medicamentos mais usados para o tratamento de otite são:
Quando a dor ocorre devido a uma otite externa, que é uma infecção no ouvido externo, o médico pode receitar antibióticos em gotas, que geralmente estão associados a corticoides e/ou anestésicos locais, como o Otosporin, Panotil, Lidosporin, Otomicina ou Otosynalar, que também ajudam a aliviar a dor e a inflamação.
Tratamento da dor de ouvido A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno.
A dose de amoxicilina e o horário do tratamento variam de acordo com a infecção a tratar e, por isso, devem ser sempre indicados pelo médico. No entanto, na maioria dos casos as recomendações gerais são: Para adultos e crianças acima de 40 kg, a dose recomendada é de 250 mg via oral, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas.
Geralmente admite-se um prazo máximo de 48 a 72h para a resposta aos medicamentos tipo antibiótico, sejam eles de uso tópico (local) ou uso oral.
Na maioria dos casos, em 48 horas já há uma grande melhora dos sintomas. A pesquisa do germe na garganta com swab deve ser feita sempre que possível. O tratamento com antibióticos derivados da penicilina, como amoxacilina (ou amoxacilina + ácido clavulânico), deve ser feito por 10 dias.