A componente tangencial da aceleração é a responsável pela variação do valor da velocidade num determinado intervalo de tempo e é caracterizada por possuir o sentido do vetor velocidade, se o valor da velocidade aumentar, e o sentido contrário ao do vetor velocidade, se o valor da velocidade diminuir.
A aceleração tangencial mede a rapidez com que o módulo do vetor velocidade varia; ela possui módulo igual ao módulo da aceleração escalar; a sua direção é sempre tangente à sua trajetória; o sentido é o mesmo sentido adotado para o vetor velocidade se o movimento for acelerado; se o movimento for retardado, o sentido .../span>
Em física, aceleração centrípeta, também chamada de aceleração normal ou radial, é a aceleração originada pela variação da direção do vetor velocidade de um móvel, característico de movimentos curvilíneos ou circulares.
Sendo assim, podemos escrever: A velocidade linear (V) de um móvel que executa movimento circular é dada pelo produto da velocidade angular (ω) com o raio da trajetória.
Para calcular a velocidade angular é preciso dividir o deslocamento angular pelo tempo. A fórmula para medir a velocidade angular é ωm = Δφ/Δt.