O Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) é um ligante betuminoso obtido pela destilação do petróleo e apresenta qualidades e consistência próprias para o uso na construção e manutenção de pavimentos asfálticos, pois além de suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, possui características de flexibilidade, ...
É um asfalto de qualidade superior, mais resistente à propagação de trincas e que utiliza os polímeros elastoméricos, os quais garantem maior flexibilidade e resistência na sua composição.
De uma forma geral, o asfalto apresenta: 90% a 95% de hidrocarbonetos; 5% a 10% de heteroátomos, como oxigênio, enxofre, nitrogênio e metais – vanádio, níquel, ferro, magnésio e cálcio, sempre unidos por ligações covalentes.
2-Pavimentação inadequada Sim, até mesmo o clima: o tipo de asfalto usado no clima sub-tropical das regiões Sul e Sudeste do Brasil não pode ser o mesmo usado no clima equatorial da região Norte, tanto por sua temperatura de aplicação, quanto por sua resistência às chuvas e temperaturas médias./span>
A história da mistura quente denominada asfalto trilhou um longo caminho de progresso. A primeira estrada a ser pavimentada com asfalto foi na Babilônia entre 625 e 604 A.C. ... Foi a primeira fonte de asfalto disponível na América, seguida da descoberta do Lago Bermudez, na Venezuela.
A Emulsão Asfáltica RR-1C é empregada (atualmente) mais especificamente em serviços de pavimentação, como pintura de ligação, pois facilita a aplicação e proporciona menor custo de execução e a formação da película asfáltica contínua sobre a superfície banhada.
A imprimação é executada sobre a superfície de uma camada de base, cuja principal finalidade é a impermeabilização. A pintura de ligação é aplicada sobre a imprimação ou sobre o asfalto já executado, com a finalidade de recuperar o mesmo.
Definição: Consiste na aplicação de uma camada de material asfáltico sobre a superfície de uma base concluída, antes da execução de um revestimento betuminoso. Promover aderência entre a base e o revestimento.
A densidade 2,34 t/m foi adotada por se tratar do valor máximo esperado para a densidade de uma mistura asfáltica no teor ótimo da dosagem pelo Método Marshall, quando são consideradas misturas asfálticas densas do tipo CBUQ ou PMQ, sob teores de ligante em torno de 5,2% em peso.
O CBUQ Faixa C é um tipo de pavimento que apresenta determinadas características e granulometria que o tornam ideais para a fabricação da camada de rolamento, também chamada de “capa asfáltica”, em vias urbanas e rodovias.
Camada de ligação: como o nome sugere, essa camada tem a função de ligar o revestimento asfáltico com a base. Também conhecida como binder, ela é composta por cimento asfáltico e agregados.
O Asfalto, tecnicamente falando, é conhecido como CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado à Quente. Sua produção é feita em uma Usina de Asfalto. A temperatura que o CBUQ sai da usina é em torno de 165 a 168 graus Celsius, já a sua aplicação é entre 150 e 160 graus.
A temperatura do ligante não deve ser inferior a 107°C nem exceder a 177°C. Os agregados devem ser aquecidos a temperaturas de 10°C a 15°C acima da temperatura do ligante asfáltico, sem ultrapassar 177°C. A produção do concreto asfáltico é efetuada em usinas apropriadas, conforme anteriormente especificado.
Os materiais constituintes do concreto asfáltico são: agregado graúdo, agregado miúdo, ma- terial de enchimento, fíler, ligante asfáltico, e melhorador de adesividade, se necessário. Os materiais utilizados devem satisfazer às normas pertinentes e às especificações aprova- das pelo DER/SP.
Por não ser possível aplicar asfalto quando o solo está molhado (isso inclui não só o dia de precipitações, mas, também, os subsequentes), os serviços de pavimentação asfáltica acabam ficando prejudicados, ocasionando a existência de buracos nas estradas do município./span>
Para utilizar o asfalto a frio ensacado é muito simples: deve-se limpar a área, colocar o produto e realizar a compactação com uma pá ou pneu de carro. É extremamente fácil, rápido e prático, por isso o material se destaca no mercado e cada vez mais é utilizado para manutenção asfáltica.