A constante de Planck, representada pelo símbolo h, é uma das constantes fundamentais para o estudo da física quântica e vale cerca de 6,6207.
O efeito fotoelétrico ocorre quando há emissões de elétron num determinado material. Geralmente, esse efeito é produzido em materiais metálicos os quais são expostos a uma radiação eletromagnética, como a luz. Quando isso acontece, essa radiação arranca os elétrons da superfície.
Efeito Compton é a diminuição de energia (aumento de comprimento de onda) de um fóton de raios X ou de raio gama, quando ele interage com a matéria.
A imagem pública de Arthur Holly Compton ( sempre esta associada à sua contribuição para o desenvolvimento da velha teoria quântica devido à sua descoberta do efeito Compton que lhe rendera o Premio Nobel de Física de 1927.
Efeito fotoelétrico Após a interação fotoelétrica, a lacuna deixada pelo elétron ejetado é ocupada por outro elétron, ocorrendo emissão de radiação característica. O número de interações fotoelétricas diminuem rapidamente com raios X de altas energias.
Quando um feixe de raios X penetra no corpo de um paciente, uma grande parte dos fótons, ao invés de ser prontamente absorvida no paciente (por meio do efeito fotoelétrico) é desviada (por meio do efeito Compton) e dirigem-se para fora do corpo produzin- do a radiação espalhada.
Contra a radiação secundária