A medida que o paciente se acostuma à presença do novo item na cavidade oral, tudo volta ao normal. No entanto, a falta de higiene correta ao longo do tratamento pode resultar no aparecimento de cáries e problemas na gengiva, como inchaço e inflamações.
Quando fios ortodônticos ou braquetes estão soltos, eles podem arranhar a gengiva do paciente e causar extrema dor. Uma manutenção recente também pode estar causando o incômodo. Nessas consultas, o ortodontista impõe uma força no aparelho para que ele siga a movimentação adequada.
Gomas, chicletes e balas E isso porque, pedaços destes alimentos também podem ficar presos nos bráquetes ou nos fios dos aparelhos, favorecendo o surgimento de problemas que podem atrasar o processo de alinhamento do sorriso.
Mas, o problema é que esses alimentos podem ser inimigos dos aparelhos dentários podendo descolar o braquete, danificar ou quebrar outras partes. Balas, torresmo, nozes, castanhas, pé de moleque, pipoca e até o milho cozido são alguns exemplos que se encaixam nessa categoria.
Ir aos poucos: este é o segredo do sucesso para não se ferir ao comer com um novo aparelho ortodôntico fixo. "O ideal é que, nos primeiros dias após a instalação, o paciente faça a ingestão de alimentos mais macios. Assim, conseguirá entender o nível de incômodo que sentirá", orienta Eglisson Amaral.
Quais os alimentos indicados para quem usa aparelho ortodôntico?
Com o acompanhamento do seu dentista e seguindo alguns passos simples — como evitar alimentos duros, colocar compressa de gelo e aplicar pomada anestésica na área —, é possível diminuir a dor depois da manutenção do aparelho.
“Para quem usa aparelho, por exemplo, é alto o risco do chocolate ficar acumulado entre os dentes e os brackets, e chocolates com amendoim e outros itens crocantes também podem danificar o aparelho”.
Evite os Alimentos muito Sólidos, como por exemplo: Pipoca. Gelo. Casca de Pão.
Pode sim! Rola tomar café, suco de uva, refrigerante e outras bebidas mais escuras, pois elas não vão manchar os bráquetes. O importante é não esquecer de higienizar a boca depois das refeições. Caso contrário, seu aparelho pode escurecer.
Vamos a eles: Durante a adaptação com aparelho ortodôntico, isto é, na primeira semana, você vai evitar alimentos duros, pois seus dentes vão começar a movimentar e qualquer alimentação mais firme vai sensibilizar bastante os dentes. Portanto, estão liberadas as massas em geral, macarrão, lasanha...
Pêra; Biscoitos; Frutos secos como nozes, avelã, castanha, amendoim, amêndoas; Grãos e cereais como milho, pipoca, aveias, granola e os famosos cerais matinais.
Alimentos espumantes: e Coca-Cola e outros refrigerantes são o fruto proibido para quem usa aparelho ortodôntico fixo, o açúcar e os ácidos contidos são o pior inimigo para quem pretende ter uma correção de dentes sem maiores problemas.
Os cuidados com a cera ortodôntica são simples A dentista explica que a orientação quanto ao seu uso é bem simples. "Não necessita de cuidados especiais, apenas a remoção para higienização". E não deixe de fazer o mesmo antes das refeições para não engolir a massinha.
Lembre-se que a cera pode ser aplicada tantas vezes quanto necessário. Não se preocupe se engoli-la. Se você engolir uma parte do aparelho, como um bracket ou elástico, ele nor-malmente irá passar por todo o seu sistema digestivo sem maiores complicações.
Como aplicar a cera ortodôntica?
Borba diz que a ferramenta também pode ser usada para o paciente dormir. Neste momento, a mucosa fica mais seca e temos menos controle dos movimentos da boca, o que deixa o ambiente mais vulnerável às feridas.
Tutorial: aprenda a limpar o aparelho ortodôntico do jeito certo
Se o fio ortodôntico se quebrar e ficar alguma ponta machucando, você pode usar um cortador de unhas ou alicate pequeno para (com muito cuidado) cortar a pontinha. Se fizer isso, procure logo seu ortodontista, pois o aparelho ortodôntico perde o efeito se estiver quebrado.
É comum as pessoas que usam aparelho fixo reclamarem da sensação de dentes moles logo quando começam a usar ou após as manutenções. Nesse caso, a mobilidade é natural e faz parte do processo de reposicionamento da arcada dentária promovida pelo aparelho ortodôntico.