Sendo assim, fatores como temperatura e pH são capazes de alterar a atividade das enzimas e, conseqüentemente, a velocidade das reações por elas catalisadas. ... Quanto à temperatura, a velocidade das reações enzimáticas aumenta com a temperatura até que seja atingida a velocidade máxima.
O pH tem grande influência na atividade enzimática, havendo um pH ótimo de funcionamento para uma determinada enzima. Quanto mais próximo ao pH ótimo, maior a atividade enzimática. Quanto mais distante, seja aumentando ou diminuindo o pH, menor será a sua atividade enzimática, podendo causar a sua desnaturação.
O pH do sangue humano se relaciona intimamente com a saúde. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver.
Antes de tudo, é preciso explicar: o termo pH significa “potencial de hidrogênio”, que é a medida dos íons de hidrogênio em uma solução específica. No nosso caso, essa “solução” refere-se aos fluidos e tecidos do nosso corpo. O pH adequado varia em todo o corpo por vários motivos.