O leite em pó é feito a partir da desidratação do leite. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-no evaporar num processo lento, que mantém as proteínas do produto. ... Durante essa etapa evapora-se até 50% da água, e o leite fica pastoso.
Na primeira delas, chamada de preparo e padronização, a matéria-prima ordenhada das vacas é preaquecida a 45ºC e colocada em uma grande centrífuga, que separa a gordura do resto do leite. Essa gordura é, então, devolvida ao leite na proporção desejada: 26% no caso do leite integral, zero para o leite desnatado.
A obtenção do soro em pó pode ser realizada empregando a associação de processos de filtração por membranas, evaporação a vácuo e secagem em Spray Dryer.
Use 3 colheres de sopa de leite em pó para cada xícara de água morna. Por exemplo, use 1 1/2 colher de sopa de leite e 1/2 xícara de água para fazer 1/2 xícara de leite reconstituído.
Para usar basta colocar 2 colheres (sopa) de leite em pó caseiro em um copo e adicionar 180ml de água quente e misturar muito bem!
Para preparar 1 litro de leite, recomenda-se inserir 10 colheres de sopa de leite em pó em 500 ml de água, agitando até dissolver completamente o produto. Depois, adiciona-se água até completar 1 litro.
Para 1 (um) litro: Misture 10 colheres de sopa cheias em recipiente com (500 ml) de água. 2. Mexer ligeiramente até dissolver completamente o leite na água.
3,1 litros
Para fazer a mistura água-leite, siga as orientações contidas na embalagem do leite em pó. Encha a mamadeira de água mineral até a graduação da dose indicada e em seguida use a colher-medidora da embalagem de leite para acrescentar a quantidade exata. Passe uma faca sobre a colher-medida para não exagerar na dose.
Convide seu bebê a encontrar a mamadeira, ao invés de colocá-la diretamente na boca dele. Experimente envolver a mamadeira em uma blusa ou em qualquer outra peça de roupa que você use, para que seu bebê reconheça seu cheiro. Mude a temperatura do leite. Tente usar bicos de mamadeira diferentes.
O ideal é utilizar água engarrafada ou de filtro esterilizador. A água não tem que estar necessariamente quentinha. Há bebês que preferem do tempo mesmo, mas a maioria gosta mais de leite morninho já que dá uma sensação de bem-estar. Se for água da torneira, deve ser fervida sempre!৯ আগস্ট, ২০১৭
Dicas complementares:
Como alternativa para crianças maiores que seis meses, você pode fazer mingaus ou papas com cereais integrais, como aveia, quinoa e arroz integral.
O açúcar pode ser consumido, porém em quantidade muito reduzidas. O consumo em excesso pode desencadear processos indesejáveis como a obesidade. ATENÇÃO! Até o sexto mês de vida o bebê deverá ser alimentado exclusivamente com o leite materno.
Procure oferecer frutas em temperatura ambiente. Afinal, a criança está acostumada ao leite morno, e não gelado. Não é preciso adoçar o suco, pois as frutas tem frutose, que é um açúcar natural. Apenas as frutas mais ácidas, como limão e maracujá, devem ser adoçadas, e mesmo assim, com pouca quantidade de açúcar.
A grande quantidade de açúcar, além de levar a um quadro de ganho de peso, também pode provocar o aparecimento de cáries nos dentes da criança, gerando incomodo e desconforto para o bebê e para a mãe. "Uma colher rasa de chá de açúcar é o máximo que a mãe deve colocar no mingau", diz a nutricionista.
Recomenda-se não consumir açúcar de nenhum tipo (refinado, cristal, mascavo, mel, melado, rapadura, etc) durante os dois primeiros anos de vida da criança.
Com as crianças crescendo, é inevitável o contato com diversos sabores. Para elaborar receitas doces, como bolos e tortas, Paula recomenda que os pais prefiram usar açúcar mascavo ou demerara orgânico, mais saudáveis, mas não menos calóricos do que o branco.
Açúcar de coco ou de beterraba – opções mais naturais, também sem aditivos. Menos “doces”, mas cuidado para não usar em maior quantidade; Mel – Pode ser usado no lugar do açúcar, sem aditivos químicos e tem um índice glicêmico menor.
Pode adoçar? O ideal é acostumar a criança a tomar o chá sem açúcar e adoçantes - aliás, não é aconselhado dar qualquer tipo de bebida açucarada antes do primeiro ano de vida. Vale lembrar também que o consumo de mel, considerado um adoçante mais natural, só é permitido para crianças maiores de um ano.
1/2 colher de chá de erva-doce; 1 folha de louro; 1 copo de água.
É melhor evitar dar chá de saquinho ou industrializado para a criança. Os chás mais indicados são os mais leves, que não causam efeitos colaterais, e cujas ervas são reconhecidamente seguras. Os mais conhecidos são o chá de hortelã, de camomila e de erva-doce.
A dose 30 a 60 mls de chá melhora a dor e faz com que seu bebê se acalme e durma melhor. Atenção: Consulte seu médico antes de ministrar qualquer remédio para seu filho.
Alguns chás são bons para cólica de recém-nascido – funcho, camomila, erva-doce, poejo – e são usados há séculos, poderia-se afirmar, com ótimos resultados. Só que um bebê alimentado ao peito não deveria tomar chás de nenhuma espécie!১৩ জানু, ২০১৭
6 melhores chás para te ajudar a dormir
Conversor de Medidas« Home
Encha o bule com água fria antes de ferver. A água quente da torneira fará um chá menos saboroso pois tem menos oxigênio do que a água fria. O sabor da água afeta o sabor do chá, então use água filtrada ou água engarrafada. Para a maioria dos chás, você vai precisar de 240 ml de água para cada saquinho.
Coloque um saquinho em uma xícara de chá. Encha de água fervente e deixe em infusão, por aproximadamente, 3 minutos, até adquirir cor e sabor. Adoce a gosto.