Basta contar com um aparato simples que acomode o pássaro, como uma gaiola numa área sem necessidade de muito espaço, para iniciar um empreendimento com fim lucrativo. Com preço barato, no varejo especializado são encontradas sementes envasadas para alimentar a ave, que é pequena e come pouco.
Para iniciar a criação de periquitos é preciso adquirir as matrizes desta espécie, que são as fêmeas e os machos. Para um criadouro de médio porte é recomendado comprar entre dez e vinte matrizes de periquitos, que podem ser encontrados em viveiros voltados especificamente para criadores.
Reprodução do periquito-verde O periquito-verde é monogâmico e costuma fazer seu ninho em cavidades ou no meio do emaranhado de ramos em coqueiros. O casal em período reprodutivo permanece frequentemente dentro do ninho, mesmo durante o dia. Colocam 4 ovos brancos por temporada e a incubação dura cerca de 26 dias.
Alegres e sociáveis, os periquitos se destacam por sua inteligência. São muito carinhosos e demandam bastante atenção, por isso se recomenda criação em pares ou grupos maiores.
Procure segurar o filhote o mínimo possível, principalmente durante as primeiras semanas. O filhote de periquito é bastante frágil, com um pescoço longo que ainda não segura sua cabeça apropriadamente. Seja muito delicado e movimente-se devagar sempre que for mexer com o pássaro.
São atraídos por árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeira, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Os cocos de muitas palmeiras constituem sua alimentação predileta. O Tuim apresenta coloração predominante verde, dorso azul (machos) e penas azuis embaixo das asas.
Junto a isso vem o “tuim”, que é um apito que a pessoa ouve ao fundo, como se todo o resto estivesse distante, ou como se a pessoa se tornasse expectador de si mesmo e dos demais.
20 anos
O papagaio pigmeu, flagrado por equipe da BBC, é do tamanho de um dedo polegar. Uma equipe da BBC conseguiu filmar pela primeira vez os menores papagaios do mundo em seu hábitat natural na Papua Nova Guiné, uma ilha do sul do Pacífico, ao norte da Austrália.
Reprodução: Costuma fazer ninho em troncos ocos, cupins arborícolas, edificações e até mesmo em ninhos de João de barro abandonados. Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 10 a 15 anos.
Como amansar seu periquito
Periquito-australiano: 5 – 10 anos
O papagaio-comum ou verdadeiro (Amazona aestiva) está para as outras aves assim como o ser humano está para os demais primatas: vive mais e é mais inteligente. Isso pode ser evidente a "olho nu", mas até agora não se conhecia a base genética que sustenta sua inteligência, longevidade e capacidade de imitar sons e voz.
Dóceis e sociáveis, os papagaios são de fácil trato e se adaptam bem a diferentes ambientes. Muito brincalhões, papagaios precisam de itens essenciais para suas atividades, como poleiros e brinquedos.
Os papagaios vivem sobretudo no hemisfério Sul. No Brasil, podem ser encontrados no país todo, embora certas espécies sejam características apenas de determinadas regiões. A maioria dos papagaios habita as florestas equatoriais e tropicais. Algumas espécies podem ser encontradas no Cerrado e em pinheirais.
Habitat: Floresta úmida ou seca, bosques de palmeiras ou margens de rios. Nome comum: Papagaio comum, papagaio verdadeiro ou louro. Características: É um dos papagaios mais procurados pelo homem por ser um animal de fácil domesticação o por ser o melhor falador da família psittacidae.
Dicas para treinar e domesticar papagaios
A descoberta de um papagaio com um poder incomparável de comunicação com as pessoas tem causado surpresas na comunidade científica. A ave, um papagaio africano em cativeiro chamado N'kisi, tem um vocabulário de 950 palavras e dá sinais de ter senso de humor.