Sua mineralização da dentina em desenvolvimento é iniciada quando vesículas envoltas por membrana (vesículas da matriz), que são produzidas pelos odontoblastos, aparecem. ... A parte da polpa dental é muito inervada, já a dentina possui poucas fibras nervosas amielínicas que penetram nos túbulos na sua porção pulpar.
A desmineralização é um deles, caracterizado pela perda de cálcio do dente. Por um lado, ela pode trazer consequências desagradáveis para o paciente se não for tratada, como o aparecimento de cáries. Por outro, a remineralização é uma solução que pode ser aplicada e que vai ajudar a contornar o problema inicial.
Remineralização é a reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo. Muito comum com os dentes, que passam por processos de desmineralização e remineralização constantes. As estruturas de tecido duro, por exemplo, ossos e dentes, são formados, em grande parte, por minerais.
Após a remoção dos bráquetes, quando detectadas as manchas brancas, aplicações mensais de verniz fluoretado, aliadas à utilização de cremes dentais fluoretados e bochechos com fluoreto de sódio, apresentam um bom nível de recuperação do esmalte.
As lesões de mancha branca indicam o início da cárie dental. Para a realização de um diagnóstico preciso das lesões iniciais de cárie é necessário que se realize uma profilaxia prévia ao exame dental, e o campo deve estar seco e iluminado adequadamente. As lesões de mancha branca podem estar ativas ou inativas.
As cáries iniciam-se com manchas brancas, que são descalcificações. Descalcificações têm aspecto opaco, não brilhante. Para ter certeza dessa condição, o dente deve estar bem escovado, sem placa bacteriana. Aí começa a grande dificuldade dos pais.