A fragilidade dos ossos nas mulheres é causada pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio, que os tornam porosos como uma esponja. É a maior causa de fraturas e quedas em idosos.
O consenso do National Institutes of Health definiu a osteoporose como doença associada com fragilidade do esqueleto ósseo acompanhado de diminuição da densidade óssea definida por um índice T, a densitometria menor do que 2,5 desvio padrões, com deterioração microarquitetural.
Os principais fatores de risco para osteoporose incluem idade avançada (idosos correm maior risco), um osso quebrado após os 50 anos (um alerta vermelho para osteoporose!), baixo peso, perda de altura, uma história familiar de fratura de quadril ou osteoporose, ter certas doenças ou tomar certos medicamentos ...
Fisiopatologia. O aparecimento da osteoporose está ligado aos níveis de estrógeno do organismo. O estrógeno - hormônio feminino, também presente nos homens, mas em menor quantidade — ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea.
Estudos retrospectivos em adultos sugerem que o consumo de cálcio na primeira fase do desenvolvimento está associado com o risco de ocorrência de fraturas e o desenvolvimento de osteoporose na fase adulta(56,59).
Mas, se o acidente for uma batida, queda ou escorregão e a área ficar roxa, com hematoma, os cuidados são diferentes. O ideal é passar gelo no lugar, para que os vasos sanguíneos dilatados se fechem e a lesão sare mais rapidamente. A baixa temperatura diminui o inchaço, a dor e o sangramento, se houver.