Imediatamente os quimioceptores detectam estes teores e “bombardeiam” o centro respiratório com impulsos nervosos. De imediato o centro respiratório aumenta o comando sobre os músculos da respiração, aumentando sua atividade contráctil, o que aumenta o fluxo de entrada e saída de ar dos pulmões.
Os receptores sensoriais, assim como os do olfato, são quimiorreceptores. O paladar e o olfato trabalham juntos na percepção dos sabores. Tato: Sentido responsável por permitir a percepção de texturas, dor, temperatura e pressão.
Os sentidos que apresentam quimiorreceptores que ajudam na compreensão de um estímulo são o paladar e o olfato.
Em fisiologia, chama-se quimioceptor ou quimiorreceptor a um receptor sensorial sensível à presença ou concentração de determinadas substâncias químicas, como os responsáveis pelo paladar e olfato. Seu papel é o de receber o estímulo e transformá-lo em impulso nervoso.
Termoceptores ou termorreceptores são receptores sensoriais que captam estímulos de natureza térmica. Encontram-se distribuídos por toda a pele; um dos tipos de termorreceptor é a terminação nervosa livre.
A sensibilização central corresponde a uma modificação no estado funcional dos neurônios e das em vias nociceptivas por todo o neuroeixo, causada pelo aumento na excitabilidade da membrana, da eficácia sináptica ou pela redução da inibição sobre este sistema5.
Significado de Sensibilização Ato ou efeito de tornar impressionável, de tornar sensível (à luz).