A síndrome da aspiração de mecônio pode acontecer durante ou após o parto. Ela ocorre quando o bebê aspira as fezes expelidas no útero materno e parte do líquido amniótico gerando complicações respiratórias. No caso de o bebê aspirar mecônio, provavelmente nascerá com problemas de irritação nas vias respiratórias.
O mecônio leva, em média, até 48 horas após o nascimento para ser expelido e, como não tem cheiro, é preciso ficar de olho para não atrasar a troca de fraldas.
É considerado normal uma frequência de pelo menos uma evacuação a cada 3 dias em bebês com 2 meses de vida, pois em torno de 6 semanas de vida, 98,3% dos lactentes terão evacuações pelo menos uma vez a cada 3 dias.
Nessa fase inicial, a presença de sangue é um sinal que deve ser sempre comunicado ao pediatra por poder representar, por exemplo, um dos primeiros sinais de alergia à proteína do leite de vaca”, diz Moises Chencinski. Já a presença de muco pode representar sinal de inflamação do intestino.
Há dois motivos para eliminação de mecônio durante a gravidez: maturidade fetal, porque o intestino está funcionando a contento, o que é um bom sinal, e sofrimento fetal, porque quando o feto está mal oxigenado aumenta a contratilidade dos intestinos e relaxam-se os esfíncteres (como quando estamos em uma situação de ...