Seu propósito era combater os "judaizantes" (judeus que afirmam que os gentios para serem salvos, tinham que ser circuncidados e guardar todas as leis de Moisés). ... Seu principal argumento é a defesa da liberdade cristã em oposição ao ensino dos judaizantes.
O livro de Gálatas é conhecido como a declaração de independência cristã, porque explica em detalhes aos cristãos que a legislação mosaica e as exigências dos costumes dos judeus não deveriam ser aplicadas, porque agora com Jesus havia uma nova norma de conduta a seguir, um novo sistema pela qual estamos vivendo, o ...
Gálatas eram um povo celta da Antiguidade, habitantes da antiga região da Galácia, no centro da atual Turquia asiática (Anatólia).
Povo celta da Antiguidade, habitantes da antiga região da Galácia, no centro da atual Turquia asiática (Anatólia).
Paulo escreveu aos santos da Galácia por estar extremamente preocupado, pois eles estavam-se afastando do Senhor e seguindo os ensinamentos de pessoas que queriam “distorcer o evangelho” (ver Gálatas 1:6–7).
A Galácia é a também chamada Anatólia Central da Ásia Menor, hoje localizada na região onde está a Turquia. A capital da Turquia, Ankara, fica na mesma região que nos tempos dos gregos e romanos, na época denominada de Ancira. O nome Galácia, vem do termo Galátai, que era utilizado pelos gregos.
Este livro possui seis capítulos e faz parte do Novo Testamento. Ele foi escrito pelo apóstlo Paulo por volta de 48 a 57 DC, dependendo de onde exatamente o livro foi enviado e se foi na primeira ou segunda viagem de Paulo na província romana da Galácia, região que atualmente faz parte da Turquia.
Ásia
Acredita-se que a doença é causada por uma mutação no gene responsável pela regulação do transporte de materiais dentro dos lisossomos, responsáveis por destruir substâncias tóxicas presentes nas células. No entanto, como o quadro clínico da doença ainda não foi completamente composto, a condição permanece enigmática.
Quais são os exemplos de doenças raras que existem?
As alterações cromossômicas são responsáveis por cerca de 60 síndromes diferentes, e atingem, aproximadamente, 0,7% dos bebês. Este número quase triplica, ou seja, salta para 2% quando se trata de gestantes com idades acima dos 35 anos. Portanto, os distúrbios estão relacionados a uma idade materna avançada.
Conheça a seguir algumas condiçõs raras mas verdadeiras que as pessoas enfrentam.
Xeroderma Pigmentoso. Doença genética, não contagiosa, que afeta igualmente ambos os sexos e é caracterizada por uma extrema sensibilidade à radiação ultravioleta (presente nos raios solares).
A xerodermia pigmentosa, também conhecida como doença XP ou doença do sol, é uma doença genética rara causada por uma deficiência no DNA do paciente, que se torna incapaz de reparar qualquer dano causado pela radiação ultravioleta na pele, olhos e mucosas.
A principal causa do xeroderma pigmentoso é a presença de uma mutação em genes responsáveis pelo reparo do DNA após a exposição à radiação ultravioleta.
A xerodermia pigmentosa (XP) é uma genodermatose rara, caracterizada por sensibilidade extrema à radiação ultravioleta (UV) induzida por alterações na pele e olhos, e múltiplos cancros da pele. Subdivide-se em 8 grupos de complementação, de acordo com o gene afetado: XPA a XPG, e XP variante (XPV) (ver estes termos).
Frequência. A doença atinge cerca de 1 pessoa em 1 milhão de pessoas.
No entanto, a exposição excessiva à radiação solar pode causar inúmeros problemas à saúde e efeitos graves à pele”. Entre os principais problemas causados pelo excesso de sol estão: queimaduras e envelhecimento precoce da pele, problemas de visão, acne, alergias, manchas e feridas na pele e até câncer.
No geral, os sintomas iniciais da varíola são bastante similares ao de uma gripe e incluem, por exemplo, febre, dor de cabeça, mal-estar e dores musculares. Depois, o vírus se espalha pelo corpo por meio do sistema linfático e surgem manchas avermelhadas por toda parte.
O risco de morte após contrair a doença era de cerca de 30%, sendo superior em bebés. Entre os sobreviventes, as sequelas mais comuns eram a extensa cicatrização da pele e cegueira. Os sintomas iniciais mais comuns de varíola eram febre e vómitos.
Vigilância Epidemiológica. Nome popular: Bexiga ou alastrim. O que é: Doença infectocontagiosa causada por vírus, exclusiva do homem, que se apresenta sob duas formas: a major, com 30% de mortalidade, e a minor, também conhecida como alastrim, mais comum e com menos de 1% de casos fatais.
na luta contra a varíola, os povos orientais utilizavam há mais de mil anos a chamada “variolização”, que consistia na inoculação de material retirado das pústulas de um enfermo, na pele de um indivíduo são. Este adquiria a enfermidade em forma mais branda do que através do contágio natural.
Agente causador da varíola A varíola é uma doença causada pelo vírus Orthopoxvirus variolae, da família Poxviridae e do gênero Orthopoxvírus.
As vacinas servem para estimular o sistema imunológico. Ao serem aplicadas, elas introduzem vírus ou bactérias inativas no organismo e fazem com que o sistema imunológico reconheça agentes que causam doenças produzindo anticorpos que evitam as moléstias causadas por esses microrganismos.