Quechua, também chamado de 'Runa simi', é a língua nativa mais usada na América do Sul. É falado em várias regiões do Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Argentina. Existem quase 12 milhões de falantes de quíchua no continente. ...
Quéchua ou quíchua é o idioma nativo mais falado da América do Sul, uma língua de origem indígena presente em vários países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e, claro, no Peru.
Seu idioma também se chama quíchua e é falado com muitas variações regionais, sendo uma das línguas oficiais do Peru, da Bolívia e do Equador, ao lado do espanhol. Mulher do povo quíchua na província de Chimborazo, no Equador.
espanhol
Peru. O nome deste país parece ser anterior à chegada dos espanhóis. Para o Dicionário Oxford o nome vem de Birú ou Perú, que em guarani significa "rio". Para o historiador Raúl Porras Barrenechea, Birú era, na verdade, o nome de um cacique do sul do Panamá e todas estas terras recebiam o nome dele.
No Japão, somente filhos (as) de pai ou mãe de nacionalidade japonesa, ao ter o nascimento comunicado ao Consulado ou diretamente na prefeitura do Japão antes de completar 3 meses de idade é que adquirem a nacionalidade japonesa.
Distrito Federal (Brasil)
Atualmente a palavra candango é utilizada para designar os trabalhadores que participaram da construção de Brasília e, por consequência, nomeia, também, os primeiros habitantes da cidade. ... Foi assim que a palavra chegou a Brasília.
Atualmente, o gentílico que o cidadão do Distrito Federal se autoatribui é candango, mas o oficial é brasiliense.
"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. "Candango" é outro termo utilizado para designar os brasilienses, sendo, originalmente, usado para se referir aos trabalhadores que, em sua maioria provenientes da Região Nordeste do Brasil, migravam à futura capital para trabalhar em sua construção.
Quem nasce ou reside na cidade de Planaltina é chamado de Planaltinense. O estado Goiás possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Centro-Oeste do Brasil. A capital do Estado Goiás é Goiânia.
A pessoa que nasce no Distrito Federal é chamado de brasiliense. O termo "brasiliense" é um adjetivo pátrio e, como tal, diz respeito a uma qualidade/característica atribuída a tudo aquilo que possui como origem o Distrito Federal. ... O Distrito Federal, localizado na capital do Brasil, é a sede governamental do país.
O Distrito Federal não é um Estado e nem possui municípios, é um território autônomo composto por 30 Regiões administrativas (cidades-satélites); exceto Brasília, a capital federal e sede do governo do Distrito Federal. ... O Distrito Federal está localizado numa porção de área que pertencia ao Estado de Goiás.
A especificidade do Distrito Federal como uma unidade da federação diferenciada das demais origina-se do fato de se tratar de uma região cuja urbanização foi planejada para receber a capital do país e que, em decorrência dessa decisão, acabou por se caracterizar pelo predomínio de atividades econômicas ...
Nacionalidade refere-se ao país de nascimento de uma pessoa. Em um contexto jurídico, porém, a palavra denomina o país do qual a pessoa é cidadã, portanto não está necessariamente atrelada ao nascimento, sendo possível obter cidadania por outros métodos.