EQST

Quais Os Fatores Levaram A Produço Do Vale Do Paraba Ao Declnio?

Quais os fatores levaram a produção do Vale do Paraíba ao declínio?

A década de 1880 marca a transferência do principal centro produtor para o Oeste Paulista. A hipótese defendida pelo presente trabalho é de que as principais causas do declínio da atividade cafeeira no Vale do Paraíba foram: a escassez e a elevação do preço da mão-de-obra escrava, e a degradação dos solos da região.

Porque o Vale do Paraíba tem esse nome?

O nome deve-se ao fato de que a região é parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, já que esse rio se estende por parte do São Paulo e ao longo de quase todo o comprimento do estado do Rio de Janeiro e parte do estado de Minas Gerais.

Quais fatores levaram a população a migrar para as grandes cidades em países subdesenvolvidos?

A população que migra para as grandes cidades se dá por conta da sua procura de trabalho que se almeja nas fabricas que nesses lugres são mais presentes e demanda um trabalhador sem muita qualificação.

Que fatores teriam levado a expansão da cultura cafeeira?

Terras esgotadas, erodidas, a escassez de mão-de-obra escrava, a dificuldade na incorporação de novas áreas, entre outras razões, explicam tal declínio. Se por um lado isto ocorria naquela região, por outro o café entrava em expansão em uma nova área chamada de Oeste Paulista.

Que fatores teriam levado a expansão da cultura?

Terras esgotadas, erodidas, a escassez de mão-de-obra escrava, a dificuldade na incorporação de novas áreas, entre outras razões, explicam tal declínio.

Que fator colaborou para aumentar a produtividade das fazendas cafeeiras?

Resposta. -O fato do café ter sido um dos principais produtos comercializados, e a política do café com leite, favoreceram a expansão cafeeira no Brasil.

Como foi feita a expansão cafeeira pelo centro oeste de São Paulo?

Resposta: O café passou a ser cultivado em São Paulo devido ao esgotamento do solo do Rio de Janeiro, pois sua produção era extensiva e não mecanizada. O rico solo de terra roxa de São Paulo foi o lugar ideal para que o cultivo continuasse. Essa área não corresponde exatamente ao oeste geográfico de São Paulo.

Onde foram investidos os lucros do café?

Os fazendeiros, principalmente paulistas, fizeram fortuna com o comércio do produto. As mansões da Avenida Paulista refletiam bem este sucesso. Boa parte dos lucros do café foi investido na indústria, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro, favorecendo o desenvolvimento deste setor e a industrialização do Brasil.

Em quais estados a expansão do café aconteceu até 1850?

Entre 1835 e 1850, a produção fluminense/carioca de café sextuplicou e o Rio de Janeiro sozinho foi responsável por cerca de 80% da produção nacional de café e 40% da produção mundial, o equivalente na época a mais de 70% do PIB nacional brasileiro [1].

Quais foram as regiões do Brasil que obtiveram a expansão do café?

A produção do café no Brasil expandiu-se a partir da Baixada Fluminense e do vale do rio Paraíba, que atravessava as províncias do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Qual o papel do café atualmente?

Porém, a importância do café não é apenas cultural. Mais do que presença na mesa do brasileiro, o café também tem parte importante na economia do país. ... Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de café e o café brasileiro representa cerca de 30% do mercado internacional.