O símbolo “Alvejar” Roupas manchadas, nunca mais! Quando aparecer um triângulo na etiqueta de símbolos de lavagem quer dizer que a peça pode ser lavada com alvejante (água sanitária). No entanto, caso o triângulo esteja com um "x" sobreposto significa que a peça não deve ser lavada com alvejante.
Os símbolos ao lado contêm números os quais representam, individualmente, a temperatura máxima da água durante a limpeza da peça. As três figuras indicam que a lavagem à máquina pode ser normal, bem como o enxágüe e a centrifugação das vestes.
ETIQUETA CERTA TE ENSINA A LER AS INFORMAÇÕES DA SUA ROUPA
Lavagem
Bola sem nada dentro: lavar a seco. Balde com água: lavar na máquina. Balde com água e um “X”: proibido lavar com água.
Dois traços na diagonal recomendam que a secagem seja feita na sombra, enquanto três riscos na vertical indicam que o procedimento deve ser feito por gotejamento, ou seja, o item pode ser pendurado ainda molhado. Já um traço na horizontal mostra que a peça deve ser seca nessa posição.
Em alguns casos - peças de seda, linho e até mesmo jeans, por exemplo - não é recomendável colocar a roupa na máquina secadora, pois isso pode fazer com que o tecido estrague ou encolha. Por isso, a principal dica é verificar a etiqueta de cada roupa que você lavar.
coloque condicionador de cabelo num balde com água morna, mergulhe a roupa encolhida e espere 20 minutos; estique a peça, com a mão, até o tamanho original (e cuidado para não esticar demais); pendure a roupa em um varal ou cabide e deixe secar naturalmente, sem torcer, espremer ou centrifugar.
Quais tecidos têm tendência a encolher na secadora? Além de observar as etiquetas, para não ter problemas com o encolhimento das peças, você deve ficar atendo aos tecidos da roupa. ... Tecidos de fibra natural como algodão, lã e linho: Peças feitas com tecidos desse tipo são as que estão mais sujeitas a encolher.
A regra geral é que tecidos de malha natural sempre encolhem depois de algumas lavagens. Isso inclui o algodão, a lã, o linho e alguns tecidos a base de celulose.
Mito 3: Nunca coloque o seu jeans na secadora. Falso. Se o seu jeans está esticado, alguns minutos na secadora podem ajudá-lo a recuperar sua forma original. Siga a etiqueta de cuidados e remova a peça quando estiver levemente úmido para evitar a formação de vincos indesejáveis.
“A lã, por exemplo, não pode ser colocada na secadora, pois encolhe. É preciso ter cuidado também com glitter e pedrarias, usando a secadora no modo de resfriamento”, afirma Marinês.
Não seque a jaqueta de couro sob o sol. Também não é aconselhável secar a peça com secador de cabelo. O calor é prejudicial ao couro. Na hora de secar a jaqueta, prefira pendurá-la por um cabide ao invés de usar prendedores de roupa, já que eles podem causar vincos e marcas na peça, além de deixá-la desalinhada.
Nada de secadora! No caso da cortina blecaute de tecido, o procedimento é basicamente o mesmo que descrevemos no passo a passo anterior. Remova os acessórios, ajuste no ciclo para roupas delicadas na máquina, prefira o sabão neutro/líquido e deixe secar em ambiente ventilado e à sombra.
Como secar e passar Pra secar as roupinhas dos bebês e crianças, você pode usar a secadora à vontade. Inclusive, o calor dela é bom pra ajudar a matar germes, fungos e ácaros.
É necessário remover muito bem os produtos usados na lavagem para que os resíduos não provoquem alergias na pele sensível dos bebês. Pelo mesmo motivo, é recomendado o uso de produtos neutros na lavagem – e é vetado o uso de alvejantes à base de cloro.
Como lavar roupas de bebê na máquina de lavar? Deixe que a máquina encha de água, acrescente o sabão líquido e em seguida coloque as roupinhas do bebê. Use o ciclo mais delicado da máquina de lavar, afim de não danificar as peças que costumam ser bem delicadas.
“O ideal é esfregar com o sabão e deixar ao sol por algumas horas. Depois é só lavar normalmente e enxaguar muito bem”, ensina Debora. Outra dica é usar vinagre ou talco nas manchas.
- Pendure as peças do lado avesso, de preferência na sombra. - Roupas de lã ou de tecidos muito delicados devem ser mantidas apoiadas sobre algum superfície durante a secagem.
Apesar do aconselhável ser passar sim a roupa da criança, não existe um tempo estipulado, ou seja, cada mãe adota o que for melhor para ela. A escolha juntamente com o cuidado inadequado com as peças de roupa do bebê podem levar a dermatites, alergias e irritações na pele da criança.
Tem mulheres que não passam roupa nenhuma, outras passam tudo, mas nesse caso é unânime entre os pediatras que as roupas dos bebês recém-nascidos devem ser passadas, pois o calor provocado pelo ferro de passar ajuda a eliminar germes e bactérias, prevenindo possíveis irritações na pele do bebê.
Os médicos também são unânimes ao afirmarem que passar a roupa ajuda a prevenir possíveis irritações e alergias na pele. Isso porque as altas temperaturas ajudam a eliminar germes e bactérias.
Quando lavar as primeiras roupinhas do bebê? O ideal é começar a lavagem do enxoval a partir do sétimo mês de gravidez, ou a partir da 30ª semana de gestação. Itens lavados com muita antecedência acumulam poeira, e deixar para a última hora pode pegar as mamães desprevenidas caso o bebê nasça antes do previsto.
Cuidado ao colocar as roupas no varal. Alguns tecidos podem deformar se ficarem pendurados. Nesses casos, estenda a roupa em uma superfície horizontal, de preferência em cima de uma toalha para secar. As roupinhas de malha podem secar no próprio cabide.
1º (Muito importante) não comprar nada para o bebé, absolutamente nada, antes dos três meses de gestação; ... 8º Não deixar a roupa do bebé a secar durante a noite. Eles ficam de lua ... (seja lá o que isso quer dizer...);১২ ডিসেম্বর, ২০১৫
Assim que tiver lavado, seco e passado algo, leve para esse lugar e já coloque nos saquinhos e deixe pronto para guardar. Quanto antes você proteger a peça limpa de poeira, melhor. Eu usei a cômoda/ trocador como o minha “estação de trabalho”. Foi perfeita, pois depois tudo já estava à mão para ser guardado.
Na hora de secar, tente deixar as roupas secando naturalmente no varal. Todas as peças devem ser passadas a ferro. "Secar ao sol e passar é importante porque o calor higieniza o tecido e elimina impurezas, deixando as roupinhas livres de ácaros e fungos", ensina Elaine.
Quando a roupa seca sob o efeito do sol, isso aumenta o risco de que ela encolha. Portanto, se você deseja evitar esse efeito, deve lavar a peça e evitar secar ao sol. De maneira que, seja possível proteger a peça do efeito de encolhimento e endurecimento, que são comuns.
"Ao guardar as roupinhas do bebê no armário, a mãe precisa ter em mente que não deve colocar naftalina ou sachês para dar cheiro, pois o que pode ser agradável para nós, pode ser um incômodo para o bebê", argumenta. O uso de sacos plásticos não precisa ser feito no dia-a-dia, exceto em determinados armários.
A roupa do bebê pode ser seca exatamente como a nossa, basta seguir a orientação na etiqueta. Só tome cuidado com a secadora de roupas, pois algumas peças compradas no Brasil não podem secar na máquina. Já as compradas nos EUA geralmente podem ir tranquilamente à secadora, sem risco de encolher.