Precisam-se criar novos contextos que se adaptem às individualidades dos alunos, partindo do que cada um sabe e de suas potencialidades, capacidades e não de suas dificuldades. A escola deve valorizar os muitos saberes do aluno, e seja oportunizado a ele demonstrar suas potencialidades.
A Origem da Diversidade Cultural Há um consenso geral entre os principais antropólogos que o primeiro homem surgiu na África, há cerca de dois milhões de anos atrás. Desde então, temos nos espalhados por todo o mundo, com sucesso em nos adaptarmos às diferentes condições, como por exemplo, as mudanças climáticas.
Continue lendo para saber como trabalhar a diversidade com seus alunos!
Como trabalhar as diferenças na escola e promover o respeito entre os alunos
Para que a convivência em sociedade seja possível, saudável e com relações duradouras, portanto, é fundamental que haja respeito às diferenças.
Porque são diferentes, tem vozes distintas, pontos de vista variados sobre a vida e seus acontecimentos. Dizem, pensam, sentem e fazem coisas de maneiras diferentes, únicas. Por isso é que é muito difícil esperarmos que todos tenhamos as mesmas impressões e opiniões sobre um mesmo fato.
Não pense mal, não julgue, não condene! Aprenda a aceitar as coisas como são. Mesmo que todos os caminhos levem a conclusões negativas, tente não contribuir para o mal e evite emanar ainda mais negatividade! Blinde-se e depois ilumine a situação com um viés diferente!১০ অক্টোবর, ২০১৯
A resistência em lidar com o diferente está dentro de nós. Temos dificuldade de lidar com mudanças muitas vezes pequenas, como a alteração de comportamentos ou hábitos que mesmo não sendo bons para nós, são ainda mantidos, como se o diferente gerasse insegurança e desorientação ou até mesmo estivesse errado.