Quais So As Contribuiçes Da Cronoanlise?

Quais so as contribuiçes da Cronoanlise

Como disse anteriormente, a Cronoanálise é uma ferramenta de gestão para analisar os tempos em que as atividades são realizadas durante o processo produtivo de uma empresa.

Quer aprender mais sobre Cronoanálise? Fique tranquilo(a) que nesse artigo iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia. Separamos os seguintes tópicos para serem abordados:

O que é cronoanálise?

Embora seja uma metodologia cada vez mais utilizada no contexto da Indústria 4.0, a cronoánalise tem sua origem com os americanos Frank Gilberth e Fredereick Taylor, justamente no contexto do Taylorismo.

Com dados reais de tempos e movimentos, gestores podem tomar decisões mais assertivas e deixam de se basear na intuição quando buscam resolver algum problema. Eles ainda tem um respaldo muito maior para adquirir máquinas ou uma nova tecnologia, afinal, existem dados que comprovam que há um gargalo na operação.

Conteúdo

Conteúdo

A Cronoanálise busca melhorias no processo de produção. Logo, é importante que nessa etapa os analisadores não busquem aumentar a produtividade, mas sim, busquem observá-la do que jeito que ela é.

A estagnação no fluxo de trabalho prejudica a organização para além dos impactos financeiros. Os prazos operacionais começam a ser perdidos, gerando um efeito cumulativo, que é logo percebido pelo consumidor final e os demais parceiros do negócio.

Conhecimento

Portanto, enquanto a Cronoanálise se concentra na análise e melhoria dos tempos de execução das atividades, a Cronometragem é uma técnica específica utilizada para medir esses tempos com precisão.

Para alcançar essa série de benefícios é preciso seguir uma metodologia de aplicação da cronoanálise. Não é algo tão complexo, mas que precisa ser seguido de forma criteriosa e com organização.

Quais as etapas da cronoanálise?

Quais as etapas da cronoanálise?

Os colaboradores, principalmente os mais comprometidos e eficientes, sentem o desequilíbrio no ambiente, impactando o clima organizacional. O aumento do stress, a cobrança por resultados, e a insegurança geram desmotivação e problemas psicológicos, afetando a performance e produtividade da equipe. 

O primeiro passo do planejamento é o mapeamento de todos os processos do serviço da empresa. Na sequência, deve-se dividir os processos em etapas considerando intervalos para descanso dos colaboradores. 

4° Passo: Realize as medições: verifique se o operador está num ritmo normal de trabalho e faça as medições em 10 ciclos, ou seja, 10 repetições da mesma atividade.

Fale Conosco

Gestores precisam observar se as mudanças sugeridas estão sendo aplicadas, e analisar se os principais indicadores, como a produtividade dos colaboradores, chegam a níveis satisfatórios. 

A cronoanálise é uma ferramenta muito utilizada por gestores em suas fábricas. Mas, além disso, ela é uma metodologia avançada que possibilita o estudo do tempo e dos movimentos dentro de uma produção.

1° Passo: Defina a operação a ser medida: dentre os processos, selecione os mais importantes da produção para fazer a medição de forma estratégica.

O que são tolerâncias em tempos e métodos?

A gestão do tempo corporativo é uma das qualidades mais estratégicas das empresas. Dados de um estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia apontam que a gestão eficaz do tempo resulta em um aumento de 31% na produtividade, impactando diretamente a qualidade de vida dos colaboradores. 

Uma vez que você já tiver uma visualização melhor dos processos da empresa, é hora de dividir em “elementos de análise”. Ou seja, intervalos com início e fim bem definidos para medir os tempos de execução. É importante que os elementos não sejam tão curtos (para não dificultar a cronometragem) e nem longos (para não perder profundidade de análise).

Benefícios da cronoanálise  no planejamento 

6° Passo: Avalie o ritmo de trabalho durante a cronoanálise e determine tolerâncias: para analisar o ritmo de trabalho, você deve considerar um funcionário em condições normais com o ritmo de 100%, levando em conta todas as variações para cima e para baixo durante o expediente para calcular uma média padrão e estabelecer uma taxa de tolerância, levando em conta imprevistos de trabalho como ir ao banheiro e tomar um café.

O primeiro benefício é o aumento dos lucros, que é o objetivo principal de todas as empresas. Isso porque, esse método tem como premissa otimizar os processos de produção através da análise do tempo e dos movimentos, o que resulta em mais produção em menos tempo de trabalho.

Como aplicar a Cronoanálise na sua produção? 

<strong id=Como aplicar a Cronoanálise na sua produção? " title="Como aplicar a Cronoanálise na sua produção? " />

Sendo assim, isso significa que esse estudo tem como objetivo compreender possíveis falhas no processo de produção, a fim de, posteriormente, otimizá-lo.

Já a Cronometragem é a medição precisa dos tempos de execução de cada atividade em um processo, utilizando instrumentos como cronômetros ou softwares especializados.

Como calcular o tempo normal?

Logo, para a realização do cálculo do tempo normal de trabalho, deve-se usar a equação 2. TN = TC x RT (2) Pela equação acima, TN refere-se ao tempo normal fator de ritmo, TC diz respeito ao tempo cronometrado ou tempo médio (TM) e RT é a ritmo do operador. No cálculo do tempo, faz-se necessário haver tolerâncias.

Como medir tempo de produção?

Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo). Dessa forma: 100 x 8 = 800 => o tempo produtivo.

Como calcular hora Homem de produção?

A produtividade em horas pode ser calculada por meio da seguinte fórmula: índice de produtividade = número de tarefas realizadas / horas trabalhadas no período. Claro que é preciso levar em consideração o tipo de serviço prestado, que pode ser atendimento ao cliente, por exemplo, além da qualidade.

O que é capacidade utilizada?

A taxa corrente de utilização de capacidade, ou seja, o número de horas que uma planta opera em um determinado período de tempo (uma semana, por exemplo), por sua vez, pode ser investigada de forma objetiva.

O que é capacidade física explique?

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.