Os principais autores árcades são Tomás Antônio Gonzaga, autor do clássico “Marília de Dirceu” e das revolucionárias “Cartas Chilenas”; Cláudio Manuel da Costa, poeta de grande qualidade; Basílio da Gama, que escreveu o livro “O Uraguai”; e Santa Rita Durão, autor de “Caramuru”.
São características do Arcadismo: a) Relato do cotidiano e nacionalismo. ... A valorização do modo de vida simples, pastoril, que consiste no bucolismo, é uma característica marcante no Arcadismo. Além disso, o conjunto de obras árcades também revela uma forte idealização da mulher amada.
Sua temática preza pela valorização da simplicidade, desvinculando-se do apego a bens materiais ou uma vida luxuosa....Veja abaixo o seu significado:
O que é Arcadismo: O Arcadismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XVIII. O movimento foi caracterizado pela valorização da vida bucólica, vivida no campo e com simplicidade. O Arcadismo também valorizava muito os elementos da natureza.
1) Qual dessas afirmações não caracterizava a poesia arcádica realizada no Brasil no século XVIII? a) Procurava-se descrever uma atmosfera denominada locus amoenus. b) A poesia seguia o lema de "cortar o inútil" do texto. c) As amadas eram ninfas, lembrando a mitologia grega e romana.
Resposta. Alternativa D: arcadismo/anti-classicismo.
E as torna diferentes. a) Em que consiste a "filosofia de vida" que a passagem do tempo sugere ao eu lírico do poema de Tomás Antônio Gonzaga? ... c) Em Gonzaga a vida está em sua plenitude, enquanto em Reis ela parte para o fim.