Pra começar a usar o V-Ray, você só precisa abrir o SketchUp e ir em "View", clicar na opção "Toolbars", e habilitar as ferramentas do V-Ray. Opções para habilitar as ferramentas do V-Ray no SketchUp.
Vá até o painel Visualizar e clique em Barra de ferramentas. Em seguida ative o campo Caixa de Areia.
Após esta formatação inicial, você deve clicar em “View/toolbars/Sandbox”, e selecionar as curvas de nível, e em seguida um clique na primeira opção do Sandbox. Obs.: Caso o Sanbox não apareça no view/toolbars, vá à window/preferences/extensions e ative o “sandbox tools”.
Você deve clicar na ferramenta Estampar. Em seguida clique primeiro no retângulo e depois clique no terreno. Observe que o retângulo foi “estampado” no terreno e agora basta você mover o mouse para determinar a altura. Não se preocupe, se precisar mudar a altura depois é fácil.
Na janela Barras de Ferramentas ative a opção Caixa de areia. Observe que foi incluída um novo painel com o nome de Caixa de areia. Aqui você encontra as ferramentas necessárias para converter as linhas em uma topografia. Para a criação do terreno vamos nos concentrar na primeira ferramenta, A partir de contornos.
Para começar basta abrir o Google Earth e enquadrar a zona que querem, certifiquem-se que está orientado a norte.
Basta digitar o número desejado ou usar as teclas Ctrl + para acrescentar ou Ctrl – para reduzir. Aqui também cabe um alerta que é tomar cuidado para não inserir segmentos demais, já que isso impacta em geometrias com mais polígonos e obviamente arquivos mais pesados.
Use a ferramenta “Push/pull” (empurrar/puxar) e puxe-o para a largura que quiser. Segure CTRL, clique na ferramenta “Eraser” (borracha) e apague as linhas que vir no topo e fundo para que a superfície fique 'lisa'.
sobre a linha, provavelmente se voce tentar apagá-la, vai deforma teu bloco, então é possível “escondê-la”. usando a ferramenta erase* + Crtl (ou Shift) voce esconde esta linha aí!
Para isso, basta desenhar uma linha em qualquer posição partindo do ponto de encontro das linhas a serem unidas e apagá-la. Pronto, você tem uma linha única novamente!
Siga o passo-a-passo para fazer telhado no SketchUp Clique 2x na face interna (selecionará a face e a aresta) agora clique em DELETE no seu teclado. 5º Com a ferramenta (Empurrar-Puxar – P)de a espessura para sua laje. 7.
Instalando extensões . RZB no SketchUp
A primeira coisa que se precisa ter é a face onde será criado o telhado. Selecione-o. Após selecionada a face do telhado, basta clicar no ultimo ícone CREATE HIP ROOF, o mesmo criará o telhado, a primeira opção corresponde ao caimento do telhado, a segunda é o beiral, depois basta clicar em CREATE HIP ROOF.
11 Dicas para acelerar sua modelagem no SketchUp
Criar paredes Acesse, clicando sobre o botão “Cenários” e, com isso, abrirá a janela do Construtor de Cenários. 2. Defina as configurações que deseja e comece a desenhar as paredes. Quando terminar, clique em finalizar que elas serão “levantadas” automaticamente.
Para criar um grupo, selecione as partes que você deseja agrupar, clique com o botão direito e selecione “Make Group”. Componentes permitem que você crie cópias idênticas de algo- vamos falar mais sobre isso no próximo item.
7 Dicas para Deixar o Sketchup Mais Leve
Ao adicionar os planos de reflexão, o Lumion pode travar muito, é só apertar “F1” no seu teclado. Este é o atalho que vimos anteriormente em “qualidade do editor”. Esse comando vai diminuir a qualidade da imagem de visualização e deixar mais leve o arquivo.
Aceleração por hardware Outra dica importante para melhorar o desempenho do seu sketchup travando é você habilitar essa função. Pra isso basta acessar o menu Janela->Preferências->OpenGL.
Aqui vão algumas dicas de Estilos para seu Sketchup não travar e deixa-lo mais rápido:
Sketchup travando: Faces branca e azuis Se a sua barra de estilos não esta aparecendo, clique em visualizar, selecione a opção Barra de ferramentas e verifique se a ferramenta Estilos esta habilitada, caso não estiver, basta habilitá-la e clicar para fechar.
Para começarmos, pegue um arquivo do sketchup qualquer, de preferência o maior que tiver. Com ele aberto, clique em Windows/model info/statistics e selecione “purge Unused”. Este comando vai limpar todas aquelas coisas que fazem parte do arquivo, mas que não são usadas e / ou necessárias.
Veja bem, não aconselho desligar a opção de salvamento automático durante a modelagem, pois isso as vezes nos salva de muitas enrascadas, apenas, durante o render, com o modelo já salvo. A opção de salvamento automático pode ser acessada pelo menu Janela - > Preferencias na opção Geral.
O Sketchup cria uma cópia de segurança do arquivo que estiver aberto e nunca foi salvo após uns 5 minutos de trabalho. O detalhe é que esta como não tem uma pasta oficial para ser salva ela geralmente fica no caminho C:\Users\”nome do computador”\Documents ou resumindo, na pasta Documentos (Meus documentos) do Windows.
Como recuperar arquivos no SketchUp: Backup e Autosave
Para salvar o arquivo em verões mais antigas, só indo em “Salvar Como” mesmo!