Para começar, ele indica quais são os ingredientes: ½ de álcool, 1 pacote de cravo da índia e 100 ml de óleo corporal. O estudante explica que para preparar o repelente é preciso colocar o álcool em uma garrafa e depois o cravo. Em seguida, acrescenta-se o óleo corporal e mexe bem a mistura.
Um pote de vidro com vinagre de maçã e gotas de detergente atraem os mosquitos e ao entrar, eles se afogam na mistura. Borrifar vinagre nas frutas não prejudica o sabor, mas a acidez e o cheiro forte afugenta-os.
Mas para os berços dos bebês esta é uma forma prática e barata de manter os pernilongos longe. Os óleos e essências à base de citronela funcionam como repelentes naturais, pois esse cheiro é insuportável para os mosquitos. Vale pulverizar o ambiente com a essência, usar óleos corporais e acender incensos.
- Deixe macerar 200g de folhas secas e rasuradas de citronela em 1L de álcool com concentração de 70% durante 10 dias em um frasco tampado e escuro. A cada dois dias, agite a mistura. Após a maceração, passe o líquido por um filtro de papel ou pano limpo e o acondicione em um recipiente hermético.
Como usar
Passos para se confeccionar o extrato de citronela:
PROPAGAÇÃO É por divisão de touceira, já que a citronela não produz sementes distintas. Quando a planta matriz estiver bem formada, arranque toda ou parte dela e separe os perfilhos (ramos laterais) mais vistosos. Em seguida, retire folhas e partes secas dos ramos, formando a muda com o pedaço que sobra.
Quanto aos tubos de spray para matar ou afastar insetos, eles jamais devem ser usados no quarto das crianças, pois costumam ser mais perigosos e causar mais alergias.
7. Quais os repelentes infantis protegem contra a dengue/mosquito Aedes aegypti?
Crianças com idade entre 2 e 12 anos podem utilizar repelentes com DEET, mas desde que a concentração não ultrapasse 9%. A partir dos dois anos, bebês também podem utilizar repelentes que contenham óleo de citronela e icaridina, em concentrações de 25% e 1,2% respectivamente. Antes disso, devem evitar.
Para bebês a partir de 3 meses, OFF! Baby com Icaridina garante proteção contra mosquitos, inclusive o Aedes Aegypti que pode transmitir Zika, Dengue, Chikungunya e Febre Amarela.
Por risco de toxicidade e/ou ausência de efeito. A justificativa para tirar o repelente antes de dormir tem por base: evitar contaminar lençóis e roupas de cama e assim impedir uma fonte contínua de exposição ao produto (1).
Jamais aplique o produto na mão da criança para que ela mesma espalhe no corpo, pois ela pode esfregar os olhos ou colocar a mão na boca. Não aplique no rosto, próximo da boca, nariz, olhos ou sobre machucados na pele.
Todos os repelentes de insetos OFF! ® podem ser usados no rosto. Nós recomendamos aplicar o produto nas mãos e depois no rosto, evitando os olhos e a boca. Não permita que crianças manuseiem este produto.
Bebês de 0 a 2 meses: repelentes de barreira, protetores de tomadas, telas e roupas compridas. Bebês 2 a 6 meses: DEET na concentração de no máximo 10% (recomendação AAP, não brasileira) são seguros, desde que respeitados instruções de uso!
NÃO permitir que a criança durma com o repelente aplicado. Apesar de seguro se usado corretamente, o repelente é uma substância química e pode causar reações alérgicas ou intoxicações na criança quando utilizado em excesso.
Os repelentes não fazem mal à saúde e podem ser usados diariamente, mas com moderação. “Ele deve ser aplicado até três vezes ao dia. Mais do que isso pode causar intoxicação”, explica a dermatologista Caroline Semerdjian, do Hospital 9 de Julho.
O ambiente deve ser protegido, principalmente, com telas mosquiteiros, evitando que o mosquito chegue ao bebê. Telas em janelas e mosquiteiros no berço e carrinho são altamente recomendados. Ventiladores e ar condicionado também são úteis!
Os repelentes indicados para crianças de 6 meses até 2 anos de idade são aqueles à base de IR3535.
Você pode usar gelo também Para não machucar a pele, o ideal é envolver alguns cubinhos de gelo em um pano ou em um saco plástico – só depois é que você pode deixar o gelo repousando sobre a pele por alguns minutos, até que o derretimento comece.
Procur utilizar roupas claras nos bebês, pois os tecidos muito coloridos podem atrair os mosquitos. Outra medida eficaz é o uso de mosquiteiros, telas e velas naturais de citronela, que tem um odor mais leve para o bebê, mas com poetencial repelente para os mosquitos.
Prevenção e critérios para a vacinação
- Dor de cabeça (principalmente “atrás dos olhos”); - Manchas avermelhadas na pele. Nos bebês, é mais difícil notar o que está acontecendo, é importante que os pais atentem para febre alta e persistente, irritação com choro, como se estivesse sentindo dor, recusa da alimentação, diarreia e vômitos.
Veja como se proteger da dengue, zika vírus e chikungunya Epidemias