A Educação Ambiental promove uma conscientização do que realmente pode-se entender sobre o que é sustentabilidade, uma vez que, ao se estudar a o desenvolvimento sustentável deve- se visar à educação como base para fundamentar um conceito consciente e que realmente promova a sustentabilidade.
A educação ambiental possibilita repensar práticas sociais e o papel dos professores como mediadores e transmissores de um conhecimento necessário para que os alunos adquiram uma compreensão essencial do meio ambiente global e local, da interdependência dos problemas e soluções e da importância da responsabilidade de ...
A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que permitisse mudar o comportamento volvido à proteção da natureza.
Em 2002, a Lei n° 9.
27 de abril de 1999
No Brasil, a EA avança a partir dos anos 80 e se consolida de forma significativa nos anos 90 a partir da Conferência da ONU para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (CNUMAD), em 1992.
Conferência Intergovernamental de Tbilisi e a Educação Ambiental - 1977. ... A Conferência de Tbilisi tratou de assuntos voltados especialmente à Educação Ambiental, embora muitos sugiram que foi uma continuação da Conferência de Estocolmo, ocorrida no ano de 1972.
Lei n. 9.
Quase três séculos se passaram desde a Revolução Industrial, porém a questão ambiental começou a ser levantada somente no final da década de 1960 e início da de 1970.
A preocupação com o meio ambiente é algo recente, sendo que tornou-se objeto de visibilidade publica a partir da conscientização ambiental crescente em esfera global.
Meio ambiente e sustentabilidade: como as empresas podem ajudar?
O homem sempre interagiu com o meio ambiente. Entretanto, a partir da Revolução Industrial, movimento que pode ser considerado o mais notável no que diz respeito ao aumento do consumo de recursos naturais, a referida interação ficou comprometida em virtude da fragilidade ambiental.
Isso mesmo, a crise ambiental é o conjunto de ações danosas que o homem vem causando ao longo de sua existência. Para SIRVINSKAS (2005, p. 23) “a crise ambiental surge entre a Idade Média e Moderna, especialmente no período da Revolução Industrial, pois começaram as agressões a natureza [...]”.
Observamos as relações gerais da espécie humana com o meio ambiente, desde que o homem aprendera a cultivar as plantas ao seu redor observando o seu crescimento. De um modo geral os problemas ambientais têm origem pela própria ação da natureza, por exemplo, as queimadas e as erupções vulcânicas.
A poluição ambiental tem origem no tempo em que o homem começou a utilizar a agricultura para a sua sobrevivência. Inicialmente, essa relação era equilibrada. O homem era apenas coletor e caçador, vivendo de forma integrada aos ecossistemas.
A poluição pode ser definida como uma atividade que degrada o meio ambiente, afetando as características físicas e/ou químicas de determinado ecossistema. O termo “poluição” refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais.
A poluição é descrita como a introdução de substâncias ou de energia no meio ambiente, causando efeito negativo em seu equilíbrio. Ela ocorre naturalmente ou por meio da ação humana e gera danos à nossa saúde, além de afetar animais, plantas e todos os seres vivos do ecossistema em questão.
Contaminação é a presença, em um ambiente, de seres patogênicos ou substâncias em concentração nociva ao ser humano; no entanto, se não resultar em uma alteração das relações ecológicas, a contaminação não é uma forma de poluição. Esta diferenciação é fundamental no caso do ambiente ser a água.
1 Ato ou efeito de contaminar(-se). 2 Infecção por contato; contágio. 3 Destruição ou degradação do meio ambiente ou de uma parte deste. 4 Alteração do grau de pureza de um alimento.
A seguir vamos conferir as diferenças entre elas. A poluição é qualquer fator que modifica o aspecto do sistema original; seja água, ar, solo, etc., deixando-o visualmente modificado ou sujo. ... A contaminação acontece quando existem fatores patógenos ou químicos que modificam estas características.
Poluente: substância presente em concentrações maiores que as naturais como resultado da atividade humana, e que tem efeito negativo sobre o ambiente ou algo de valor no ambiente. Contaminante: substância que resulta em desvio da composição normal do ambiente. Só será um poluente se causar efeito negativo.
Considerando o previsto na Resolução CONAMA nº 05, de que instituiu o Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar "PRONAR, RESOLVE: ... I - Padrões Primários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população.
Substâncias poluentes mais agressivas ao ser humano
Quais são as principais doenças causadas pela poluição do ar?
A SJC Química separou algumas doenças e indisposições causadas pelo descaso com o ar.
Os poluentes mais incidentes na atmosfera, em geral nas grandes metrópoles, estão relacionados à emissão de gases, tais como: monóxido de carbono (CO), com concentração média igual a 45%; dióxido de nitrogênio (NO2), aproximadamente 16%; dióxido de enxofre (SO2), proporcionalmente a 19%; hidrocarbonetos com 13% de ...