As cadeiras de rodas utilizadas por homens e mulheres são adaptadas e padronizadas pelas regras da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF). O jogador deve quicar, arremessar ou passar a bola a cada dois toques dados na cadeira.
São disputados quatro quartos de 10 minutos cada. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC). Apesar da popularidade no país, o Brasil ainda não conquistou medalhas na modalidade em Jogos Paralímpicos.
Qualquer pessoa, seja qual for a sua deficiência, poderá praticar uma modalidade desportiva, inclusivamente de competição, cujas regras deverão ser adaptadas ao seu tipo de deficiência.
Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra tem um gol com nove metros de largura e 1,2 de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede adversária.
O drible é um fundamento que compreende o momento em que o jogador se desloca em quadra com a posse da bola, quicando-a sobre o solo com uma das mãos.
O basquete em cadeira de rodas é um esporte praticado por pessoas que tem algum tipo de deficiência permanente nos membros inferiores. A modalidade surgiu em meados do século XX durante a Segunda Guerra Mundial, sendo praticado como uma forma de reabilitar soldados feridos na guerra.
O basquete em cadeira de rodas começou a ser praticado nos Estados Unidos, em 1945. Os jogadores eram ex-soldados do exército norte-americano feridos durante a 2ª Guerra Mundial. A modalidade é uma das poucas que esteve presente em todas as edições dos Jogos Paraolímpicos.
O esporte tal como o basquete para Pessoas Portadoras de Deficiência Físicas, tem como origem a reabilitação, no seu desenvolvimento físico, de se tornar mais ativo, tendo um aumento da coordenação motora, uma maior concentração, de ter mais habilidade, de aprender, levantar a auto-estima, a ser mais sociável, ter ...
TAMANHOS DISPONÍVEIS: Tamanho 7, Adulto: Circunferência 75 cm, Peso 650 gramas. Tamanho 6, Feminino: Circunferência 72,4 cm, Peso 560 gramas.
Resposta:A semelhança que existe é que os dois tem que usar todos que estão na quadra pra executar uma jogada perfeita e a diferença é que no basquete se vc vai pra cesta e sofre falta vc tem mais vantagem pra fazer pontos(1 ou 2 lances livres) e no handebol se vc sob pra arremessar e sofre falta vc tem apenas 1 ...
As posições são: armador/base, ala/armador e pivô/poste.
Esportes de invasão são modalidades esportivas como futebol, handebol, basquete, futsal, rugby, frisbee, futebol americano, polo aquático e hóquei. Nelas, as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário.