EQST

Como Surgiu A Psicologia Social Comunitria No Brasil?

Como surgiu a Psicologia Social Comunitária no Brasil?

O surgimento da Psicologia comunitária ocorreu em meados da década de 60: Relacionado aos movimentos sociais comunitários, em especial os de saúde mental, com a constituição dos serviços de saúde mental de base comunitária. Críticas às intervenções exclusivamente médicas e hospitalocêntricas nos casos de doença mental.

O que é a Psicologia Social Comunitária?

A Psicologia Social Comunitária utiliza-se do enquadre teórico da Psicologia Social, privilegiando o trabalho com os grupos, colaborando para a formação da consciência crítica e para a construção de uma identidade social e individual, orientada por preceitos eticamente humanos (Freitas, 1996).

Qual a diferença entre psicologia social e comunitária?

A principal diferença entre a psicologia social e comunitária vem da do uso específico que assume o vocábulo comunidade contrapondo-se à sociedade enquanto segmento específico por recorte territorial, identidade ou relação entre seus membros.

Qual o papel da psicologia comunitária?

Para Ximenes e Góis (2010), o objeto de estudo da Psicologia Comunitária é o reflexo psíquico do modo de vida comunitário. O objetivo da Psicologia Comunitária é o aprofundamento de consciência e o fortalecimento de uma identidade de sujeito da comunidade como responsável e ativo na transformação positiva da realidade.

O que é comunidade para a psicologia comunitária?

A comunidade coloca-se para a psicologia comunitária como instância de construção coletiva e consciente da realidade, no qual os indivíduos têm espaço assegurado de participação e expressão de suas posições.

Quem foram os principais atores sociais da psicologia comunitária no Brasil no seu surgimento?

Quem foram os principais atores sociais da Psicologia Comunitária no Brasil, no seu surgimento? ... A burguesia, que mantinha a Psicologia como uma atuação elitizada.

Como o psicólogo comunitário pode favorecer o desenvolvimento de uma comunidade?

Neste estudo é citado que através do grupo, a Psicologia pode utilizar métodos e processos de conscientização que possibilitam as pessoas assumir seu papel de sujeitos de sua própria história, conscientes dos determinantes sócio-políticos e ativos na busca de soluções para seus problemas (FÁVERO; EIDELWEIN, 2004).

Qual o objetivo da psicologia social do trabalho?

Psicologia Social do Trabalho: concentra-se principalmente nos fenômenos psicológicos dos trabalhadores e nas suas vivências, a partir de uma visão crítica. Tem como principal objetivo de analisar e aprimorar relações de trabalho e a saúde, o bem-estar e a segurança do trabalhador.

O que foi a chamada crise da Psicologia Social?

A "crise da psicologia social" inicia na Europa na década de 1960, quando o modelo cognitivo-experimental começa a ser criticado, e chega ao Brasil na década de 1970, período denominado de "crise da psicologia social" brasileira e, para outros, "crise" de toda a psicologia.

Quais fatores marcaram a fundação oficial da Psicologia Social?

O estudo da psicologia dos povos e das massas é fator originante da Psicologia Social. NASCIMENTO DA PSICOLOGIA COMO RAMO DE DISTINTOS SETORES DA SOCIOLOGIA: Vários setores da Sociologia tinham interesse pelo desenvolvimento da Psicologia Social.

Quais as perspectivas principais da psicologia?

Os psicólogos acreditam fervorosamente na tradição científica. Estudam funções básicas, tais como: aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, emoções e motivações, lidam também com tópicos sociais vitais como divórcio, estupro, racismo, sexismo, violência, conservação e poluição.